Bárbara Franco, com assessoria
A Secretaria de Políticas para as mulheres pensando em incentivar artesãs de Guarapuava ao empreendedorismo realizou o curso Mulher Empreendedora no final do mês de outubro, no bairro Morro Alto.
O curso teve como objetivo estimular e incentivar mulheres ao empreendedorismo. Para uma das líderes do grupo de mulheres do Morro Alto, Janete Bail Ribeiro, o curso valeu a pena, foi produtivo, e tratou a questão da auto-estima da mulher. “Nosso próximo passo é aumentar a qualidade do nosso artesanato, ver o que podemos produzir e a viabilidade disso”.
Oferecido pela Secretaria de Política para as Mulheres, em parceria com o Sebrae, o treinamento foi direcionado a passou pelo Projeto Orquídea e, a partir de então, faz artesanato para a comercialização.
A vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran, explica que o projeto fica três meses em cada bairro. “Finalizamos o trabalho no Morro Alto, mas as mulheres continuam se reunindo e chegaram a montar um núcleo de artesãs, por isso nós continuamos incentivando-as ao empreendedorismo”. O grupo está começando a organização de uma cooperativa de artesanato, o que agora está mais fortalecido a partir da formação em empreendedorismo.
Uma das alunas, Maria Eva do Amaral, mostrou, por meio de um poema, o resultado do curso para as participantes. “Somos as mulheres que fizeram a escalada da montanha dos sonhos e removemos as pedras de nosso caminho, abrindo-nos como flores lindas dispostas a enfeitar o universo feminino. Com nossas habilidades e o desejo de fazer a nossa parte para um mundo melhor”.