Da Redação
Nesta segunda-feira (21), acontece o lançamento da campanha internacional “Mulheres seguras no local de trabalho”. A ação, da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e Clube Soroptimista de Guarapuava, é voltada às empresas, em especial, aos gestores de pessoas e de recursos humanos, visando aumentar o alcance das informações sobre políticas públicas de apoio e proteção às mulheres em situação de violência. A solenidade será realizada na Acig, às 14h30.
Na primeira etapa da campanha, participarão indústrias, supermercados, órgãos públicos e agências bancárias. A procuradora do Ministério Público do Trabalho, Cibelle Freitas, fará a palestra de lançamento, sensibilizando os empresários para a necessidade de combater à violência contra a mulher. Segundo a vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres, Eva Schran, o trabalho em rede é fundamental para que a vítima possa quebrar o ciclo de violência e parcerias são um meio de otimizá-lo. “Oferecemos serviços de assistência social, psicológico e jurídico para as vítimas, além de abrigo para as mulheres ameaçadas de morte. Em rede, atendemos de forma integral as vítimas de violência doméstica e familiar da cidade e, chegar até elas por meio das empresas, é mais uma via para salvar vidas”.
A presidente do Clube Soroptimista Internacional de Guarapuava, Lourdes Leal, explica que a campanha fornece informações sobre o que as mulheres podem fazer para ficarem seguras no lugar de trabalho e, ao mesmo tempo, oferece acesso a serviços de ajuda a possíveis vítimas. “Aproximar-se de uma mulher no local de trabalho é muito importante, porque quando elas estão sendo vítimas de abuso, geralmente ficam isoladas de seus amigos e familiares. No local de trabalho, ela está longe do agressor e se sente mais segura”. Para Lourdes, é muito importante estabelecer normas sobre violência doméstica no lugar de trabalho e o clube oferece diretrizes que podem ser implantadas nas empresas.