22/08/2023
Economia Guarapuava

Mulheres vão debater a condição feminina no mercado de consumo

Mulheres são responsáveis por 85% das escolhas de consumo e por cerca de 80% das reclamações feitas ao Procon de Guarapuava

Pesquisa aponta crescimento de 1,26% nas vendas em Guarapuava (Foto: Reprodução/Pixabay)

Mulheres são responsáveis por 85% das escolhas de consumo e por cerca de 80% das reclamações feitas ao Procon de Guarapuava (Foto: Reprodução/Pixabay)

Seis mulheres compõem a ‘Mesa de Debates’, a partir das 19h30 desta quinta (9), no Teatro Municipal Marina Karam Primak, em Guarapuava. O tema ‘Mulheres no Mercado de Consumo’, trazido pela Coordenadoria do Procon de Guarapuava, mostra que 80% do consumo nacional é pautada pelo público feminino.

Conforme o censo americano, as consumidoras decidem 85% das escolhas de consumo. São elas que escolhem e compram desde peças íntimas do marido ao carro da família, por exemplo. Nos Estados Unidos, elas movimentam US$ 7 bilhões no mercado de consumo. Não estamos falando de sapatos, cosméticos e blusinhas, apontados como obsessões femininas. São as mulheres que dão a palavra final nos gastos com saúde, alimentos, eletrônicos, roupas, seguros e imóveis.

De acordo com a coordenadora do Procon de Guarapuava e presidente do Fórum Estadual dos Procon’s do Paraná, Luana Esteche, até pouco tempo os homens detinham o espaço de poder. “Hoje a mulher é multitarefa, é o rótulo da ‘mulher maravilha’. Ela pauta o consumo da família, tem que ser profissional, e ela enquanto mulher na sociedade. E tudo isso envolve a segregação social, discriminação, as práticas abusivas de publicidade”.

Conforme disse Luana, essas condições acabam gerando o superendividamento. “Há a ilusão da busca da felicidade pelo consumo. Os produtos de beleza, as cirurgias plásticas que levem a um padrão de beleza imposto e que muitas mulheres por questões financeiras não conseguem alcançar. Outras entram no superendividamento. Temos também a questão das influenciadoras digitais. São essas questões que vamos debater”.

 MULHER NO SHOPPING

Outro assunto que vai provocar o debate é explicado pela neurociência. Conforme pesquisa conduzida na Inglaterra, com uma amostra de duas mil entrevistas, a conclusão é que homens suportam 26 minutos de permanência no shopping antes de cair em tédio mortal. Para as mulheres, duas horas é um bom tempo.

Mulheres encaram as compras como diversão e procuram emoção e cuidados. “Elas são mais detalhistas, mais exigentes”. De acordo com Luana Esteche, 80% das reclamações feitas ao Procon de Guarapuava, têm a autoria de mulheres.

QUEM PARTICIPA

A mesa de debates conta com a parceria da Secretaria de Políticas Públicas Para Mulheres. Conforme o cerimonial, a mesa será composta pela coordenadora do Procon Paraná, Cláudia Silvano, a coordenadora do Procon Guarapuava e presidente do Fórum Estadual dos Procons Paraná, Luana Esteche.

Também estarão no debate, a Secretária de Políticas Públicas para Mulheres Priscila Schran de Lima, a Procuradora Geral do Município Franciele Lacerda de Pieri e a coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Campo Real e analista de Comunicação do Grupo Santa Maria, Vanessa Lobato.

A programação é alusiva ao Dia do Consumidor e ao Dia Internacional da Mulher.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.