22/08/2023
Educação

Município estuda impacto para a implantação do piso nacional do magistério

O prefeito de Guarapuava Cesar Filho (PPS) disse que vai pagar o piso nacional do magistério com o índice de reajuste de 7,97%. O Sindicato dos Servidores Públicos e Professores Municipais (Sisppmug) encaminhou ofício reivindicando o direito dos professores.
O prefeito, porém, não disse a partir de quando o novo índice vai passar a vigorar no município. Cesar Filho aguarda estudos que estão sendo feitos pelas secretarias municipais de Administração e de Finanças. “Precisamos ver o impacto que esse reajuste causará à folha de pagamento, pois precisamos estar dentro da nossa realidade e janeiro é um mês atípico”, disse o prefeito à REDE SUL DE NOTÍCIAS.
De acordo com o Sisppmug, o município possui cerca de 1,8 mil professores e educadores infantis. O piso atual para início de carreira é de R$ 1.450 passando para R$ 1.567.

O parâmetro usado pelo Ministério da Educação (MEC) para o cálculo do índice de reajuste é o aumento no valor gasto por aluno no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) nos últimos dois anos,como prevê a lei nacional do piso do magistério, de 2008. O novo montante é o mínimo que deve ser pago aos profissionais com jornada semanal de trabalho de 40 horas que atuam na rede pública da educação básica (que inclui os profissionais que lecionam no ensino infantil, fundamental e médio). Esse valor já deve ser pago em fevereiro.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.