Cristina Esteche, com foto de Lizi Dalenogari
Além de superar a Meta1 dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) que prevê a redução em 50% da extrema pobreza e da fome entre o ano 2000 e 2015, Guarapuava ultrapassou outros objetivos. A Meta 2 – que prevê a garantia de que todas as crianças, de ambos os sexos, terminem o ensino fundamental, o município atingiu 187%. O esforço que vem sendo realizado é pela melhoria da qualidade do ensino. “No ensino fundamental estamos com 99,9% das crianças acima de cinco anos matriculdadas. O nosso deficit é na educação infantil por falta de vagas em creches”, observa o prefeito Cesar Silvestri Filho.
Quando o tema é promover a igualdade de gênero, combatendo o preconceito, ampliando as chances das mulheres no mercado de trabalho, com melhores empregos, salário igual ao dos homens para iguais funções e maior participação feminina na política, o município ainda não conseguiu chegar aos 100%, estando com 59,7% da meta cumprida. A criação da Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher, há dois anos e meio, o consequentemente, enfrentamento à violência, a implantação da Casa Abrigo, e outras ações de valorização, são pontos fundamentais nesse processo evolutivo.
Outro resultado positivo foi atingido na Meta 4 que é reduzir em dois terços, até 2015, a mortalidade materna de crianças menores de cinco anos. O município atingiu 91,9%, caindo de 19 para 12 óbitos a cada mil nascidos vivos, nos últimos três anos e meio. De acordo com Cesar Filho, o Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) tem um “peso eonorme” nesse processo. “Somos polo de uma região de baixo IDH, mas o foco da nossa administração tem um formato voltado à melhoria da saúde. O programa Mamãe Guará tutela a gravidez de alto risco, cuidando da gestante durante o pré natal, e depois do parto com acompanhamento constante do bebê. A melhoria técnica também infuencia no atendimento ao público alvo e a nossa meta é chegar a um dígito”.
Como consequência dos programas desenvolvidos com gestantes, Guarapuava ultrapassa os números da Meta 5, que trata da saúde maternal, e atinge 103,4%. “Isso é consequência da promoção integral da saúde da mulher em idade reprodutiva, e do desenvolvimento de sistemas integrados de saúde pública", disse o prefeito.
Entretanto, o combate ao HIV/AIDS, a malária e outras doenças, elencado na Meta 6, ainda precisa de um incremento. Guarapuava atingiu 34,6% no últimos 15 anos, segundo a ODM. Em contrapartida, quando o assunto é sustentabilidade ambiental o índice é de 100% e envolve acesso sustentável à água potável segura; rede coletora do esgoto sanitário e a melhoria dos assentamentos. A meta 8 que prega uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento, em cooperação com os países em desenvolvimento, formular obtem índice zero. Prevê a execução de estratégias que permitam trabalho digno e produtivo aos jovens. Em cooperação com o setor privado, visa tornar acessíveis os benefícios das novas tecnologias, especialmente nos setores de informação e comunicação.
Esse objetivo tem a ver diretamente com o cidadão, sem depender de ações do Poder Público. É um instrumento para que o cidadão ofereça suas capacidades e conhecimentos em algum projeto para a melhoria da qualidade de vida da sua cidade.