O Ministério da Saúde (MS) e Governo do Estado entregaram 93 câmaras refrigeradas de conservação e armazenamento de vacinas para municípios com menos de 100 mil habitantes. Sendo assim, da Região de Guarapuava, 16 municípios vão receber os equipamentos a partir dessa segunda (23).
Além disso, o governo distribuiu 13 ambulâncias padrão para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para várias Regiões do Estado. No entanto, da Região, apenas Manoel Ribas vai receber o veículo.
Os investimentos anunciados chegam quase a R$ 4,8 milhões e fazem parte de incentivo financeiro do Ministério da Saúde (MS). O objetivo é a estruturação de unidades de Rede de Frio e renovação da frota de ambulâncias para atender a população.
CRITÉRIOS
Já a aquisição de novos equipamentos visa a estruturação de unidades de Rede de Frio nos municípios contemplados. O incentivo atende às exigências da portaria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Portaria Conass nº 2.855 de 2019).
Dessa forma, os contemplados cumprem com os critérios estabelecidos no documento, como o limite máximo de 100 mil habitantes, sala de vacinas não equipada com câmara refrigerada e sistema de informação oficial do Ministério implantado.
Mas vale lembrar que armazenamento dos imunobiológicos deve atender a algumas especificidades, evitando uma eventual perda dos produtos. As vacinas são produtos termolábeis e fotossensíveis, e exigem cuidados especiais, uma vez que são produtos que possuem alta sensibilidade às alterações de temperatura e à luz. As câmaras são específicas para armazenamento e mantêm a temperatura estável entre 2ºC e 8ºC.
De acordo com o Governo do Paraná, estão contemplados os sequintes municípios da Região: Marquinho, Foz do Jordão, Laranjal, Goioxim, Cantagalo e Rio Bonito do Iguaçu. Bem como, Turvo e Laranjeiras do Sul. Além de Pitanga, Prudentópolis, Pato Branco, União da Vitória, Dois Vizinhos, Marechal Cândido Rondon, Manoel Ribas e Cândido de Abreu.
Leia outras notícias no Portal RSN.