Da Redação
Guarapuava – Municípios da região da Guarapuava serão contemplados com melhorias nas estradas rurais.
O Governo do Paraná investiu R$ 24 milhões na compra de 90 conjuntos de máquinas que farão os serviços de adequação de estradas rurais em 50 municípios atendidos pelo Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial: Renda e Cidadania (Pró-Rural). O programa atende municípios de áreas carentes do Estado, com financiamento do Banco Mundial, e visa reduzir as desigualdades regionais do Paraná.
As máquinas estão na Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) em Curitiba. Cada patrulha inclui equipamentos como escavadeira, trator de esteira, rolo compactador, motoniveladora, caminhão comboio, carreta para transporte do maquinário e quatro caminhões basculantes.
Após a assinatura do termo de cessão entre governo estadual e consórcios intermunicipais as máquinas serão encaminhadas ao campo. As obras de adequação das estradas rurais serão elaboradas para se integrarem com as técnicas de conservação de solos e água nas propriedades.
A meta é adequar um total de 30 quilômetros de estradas rurais por ano, por consórcio. Foram constituídos oito consórcios para atender os municípios, de forma permanente, uma vez que as máquinas são de propriedade do Governo do Estado. Conforme acordo de empréstimo firmado com o Banco Mundial, o programa Pró-Rural vai atender os municípios da área Central do Estado e do Vale do Ribeira.
Após a formalização dos convênios com oito consórcios deverão ser definidos com a comunidade os trechos de estradas a serem trabalhadas, com referendo dos Conselhos Municipais. Também deverão ser feitas audiências públicas com os proprietários de áreas lindeiras da estrada para aprovação do projeto, em conformidade com o fluxo estabelecido no Manual Operativo do Pró-Rural.
Entre os consórcios que foram selecionados pelo Pró-Rural estão:
Conder – para atender os municípios de Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares.
Caminhos do Tibagi – para Curiúva, Figueira, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tamarana, Telêmaco Borba, Tibagi, Ventania e Palmeira.
Vale do Rio Jordão – para Guarapuava, Pinhão e Reserva do Iguaçu.
Cid Centro – para Cândido de Abreu, Laranjal, Manoel Ribas, Mato Rico, Palmital, Pitanga e Turvo.
Codenop – para Congonhinhas, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Ribeirão do Pinhal, Santa Amélia, Santo Antonio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, Sapopema e Santa Cecília do Pavão.
Codren – para Santana do Itararé, Siqueira Campos, Wenceslau Braz e São José da Boa Vista.
G5 – para Carlópolis, Jacarezinho, Joaquim Távora e Ribeirão Claro.
Vale do Ivaí – para Arapuã, Ariranha do Ivaí e Ivaiporã.