22/08/2023
Cotidiano Região

Municípios da Região terão medidores inteligentes de energia

A automação do sistema é do programa Rede Elétrica, que leva soluções para diversos lugares do PR, como Inácio Martins, Irati e Prudentópolis

Municípios da Região terão medidores inteligentes de energia (Foto: Copel)

Três municípios da Região de Guarapuava vão receber medidores inteligentes de energia. A automação do sistema é do programa Rede Elétrica, que leva soluções para diversos lugares do Paraná, como Inácio Martins, Irati e Prudentópolis.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, a tecnologia passa pela troca do relógio de luz nas unidades consumidoras. Atualmente, a Copel faz o trabalho em 16 municípios, nas Regiões Metropolitana de Curitiba, Centro-Sul e Campos Gerais.

Conforme as informações, a previsão é que durante o mês de março, outros sete municípios recebam a visita dos profissionais. A troca do medidor leva 30 minutos, período em que é necessário desligar a unidade consumidora. O serviço não tem custo nenhum para os clientes. Os funcionários da Eleng, empresa contratada da Copel, estão devidamente identificados.

A vantagem da modernização, segundo a Agência, é que o consumidor pode acompanhar o consumo em tempo real pelo aplicativo da Copel. Além disso, a equipe tem a possibilidade de executar comandos remotos, agilizando serviços rotineiros. Como a ligação e religação de energia, e retorno da luz quando ocorre desligamentos, como em temporais, por exemplo.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Anelize Marques

Jornalista

Jornalista formada Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) desde junho de 2023. Com 22 anos, tem experiência em Assessoria de Comunicação, Webjornalismo e conteúdos digitais, e Revista. Escreve sobre temas diversos e atua como repórter no Portal RSN desde maio de 2023.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.