22/08/2023
Cotidiano Região

Municípios do Estado recebem certificado de Cidade Amiga do Idoso

Os 11 municípios receberam os certificados hoje (28). Prudentópolis e Irati concluíram os planos e estão aptos à avaliação da Opas e da OMS

idoso

O Paraná tem 12 municípios com o selo (Foto: Reprodução/Pixabay)

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta segunda (28), o certificado de Cidade Amiga do Idoso para 11 municípios paranaenses. Além disso, outras 11 localidades concluíram os planos para aderir ao processo, primeiro passo para a obtenção do selo internacional.

Dessa forma, receberam o certificado internacional da OMS os municípios de Chopinzinho, Sulina, Itapejara d´Oeste, Dois Vizinhos e Nova Esperança do Sudoeste. Assim como Realeza, Pérola do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, Renascença, Bom Sucesso do Sul e Santa Tereza do Oeste.

Já as cidades que concluíram os planos foram Prudentópolis, Irati, Salgado Filho, Vitorino, Capitão Leônidas Marques e Colombo. Bem como Capanema, Enéas Marques, Cascavel, Barracão, e Planalto. Sendo assim, a partir de agora, elas também estão aptas à avaliação da Opas e da OMS para fazerem parte da Rede Global.

O grupo certificado se junta a Pato Branco, primeira cidade do Estado e terceira do País a receber o selo, ainda em 2018. Conforme a Agência Estadual de Notícias, 18 cidades brasileiras fazem parte da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas. Sendo que 12 estão do Paraná, como ressaltou Ratinho Junior.

Esta é uma demonstração de que o Estado, juntamente com os municípios, está construindo políticas públicas de qualidade para a terceira idade, para cuidar dos nossos idosos.

SOBRE O PROJETO

Iniciativa conjunta da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), o projeto busca incentivar a promoção de ações e políticas públicas aos idosos nos municípios.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.