Da redação
Foram entregues 68 computadores para serem usados nas Salas de Vacina dos nove municípios da 4ª Regional de Saúde, de Irati. Os equipamentos serão utilizados para o registro de dados de vacinação no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).
Para o diretor-geral da secretaria estadual da Saúde, Sezifredo Paz, o estado ganhou agilidade em adquirir os equipamentos de forma centralizada e então distribuí-los aos 399 municípios. “A iniciativa do Paraná permitiu que os computadores fossem escolhidos de acordo com as especificidades necessárias para a operação do sistema, além de reduzir os custos da licitação. Foram investidos R$ 3,5 milhões na compra dos 1.880 computadores, numa parceria com o Ministério da Saúde”.
O diretor da 4ª Regional de Saúde, João Almeida Junior, informa que todas as Unidades de Saúde que têm Salas de Vacina terão computadores exclusivos para o cadastro dos dados de imunização. “Isso vai facilitar tanto o trabalho dos profissionais da área quanto das mães, pois será possível acompanhar o calendário de vacinação da criança e até mesmo emitir a 2ª via em caso de perda ou extravio, sem perder o registro das vacinas feitas”.
Em muitas unidades de saúde o controle de doses aplicadas é feito de forma manual e só posteriormente é cadastrado no sistema. Isso dificulta que os gestores tenham acesso a dados reais sobre a situação da cobertura vacinal de cada município. Em 2014, todos os profissionais que atuarão na alimentação do sistema foram devidamente capacitados pelas equipes da Secretaria Estadual da Saúde para operar os novos computadores.
Segundo a prefeita de Guamiranga, Telma Regina Fenker, os sete computadores que o município recebeu irão facilitar o trabalho das equipes que atuam nas Unidades de Saúde.
“Esses equipamentos são essenciais, principalmente para municípios pequenos como o nosso. Os profissionais das Salas de Vacina anotavam os dados manualmente e tinham que cadastrá-los no único computador da sede da Secretaria Municipal. Agora o trabalho será muito mais ágil”, afirmou.