22/08/2023
Geral

Museu Histórico de Entre Rios terá nova sede

imagem-32237

Hoje, sexta-feira (04) é o último dia de funcionamento do Museu Histórico de Entre Rios em sua atual sede, ao lado do prédio da Cooperativa Agrária. A partir da próxima segunda-feira (07) a Fundação Cultural Suábio-Brasileira começa os trabalhos para a transferência do acervo ao novo prédio, que está em construção junto ao Centro Cultural Mathias Leh – uma preparação que se estenderá por várias semanas antes da mudança. A previsão é a de que o museu seja reaberto ao público no início de janeiro do ano que vem, por ocasião da festa dos 60 anos da imigração dos suábios do Danúbio para o distrito de Entre Rios.

Museu Histórico de Entre Rios

Estabelecido pela Agrária para preservar a memória dos imigrantes suábios que fundaram Cooperativa e comunidades em Entre Rios, o Museu Histórico foi instalado em seu atual espaço no ano de 1992. O prédio, inaugurado em 1970, havia sido a segunda sede da Agrária. Naquele momento, ao festejar 40 anos de fundação, a Cooperativa inaugurou sua atual sede (um edifício de três andares, de estilo alemão, situado também em frente à Praça Nova Pátria), transferindo para a nova construção todos os seus setores administrativos.

Nos quase 20 anos em que funcionou ao lado do prédio da Agrária, o museu recebeu, ao lado de alunos de escolas locais e da região, autoridades, diplomatas e agricultores do Brasil e do exterior, além de cooperativistas e jornalistas.

No dia 15 de novembro de 2010, chuva de granizo que atingiu a área urbana de Entre Rios acabou por danificar o telhado, atingindo parte do acervo. Quase um ano depois, o clima entre a equipe do museu e os apreciadores da história, no entanto, é de animação: o novo espaço proporcionará modernas condições de acondicionamento e exposição do acervo e permitirá uma integração ainda maior com a comunidade.

Informações: Cooperativa Agrária

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.