Após um ano fechado por conta da pandemia da covid-19, o Museu Visconde de Guarapuava voltou a receber visitantes. Conforme a Prefeitura, isso foi possível pela permanência da bandeira amarela no município, implementada em 6 de julho.
Contudo, as recomendações sanitárias continuam sendo seguidas. Dessa forma, o atendimento terá capacidade reduzida, com 50% da ocupação total. Além disso, terá aferimento de temperatura e uso de álcool em gel para os visitantes.
O QUE VER NO MUSEU
No ano passado, o Museu passou por uma obra de revitalização. Assim, de acordo com a professora Patricia Danguy, que trabalha no Museu, a obra era para restauração. “A obra foi para cobertura, pintura e também alguns móveis passaram por restauração”.
Com isso, as peças à disposição dos visitantes do Museu, remetem à época do Visconde de Guarapuava. “Muitos móveis nos remetem a época do Visconde de Guarapuava. Como por exemplo a namoradeira de 1880, a chapeleira muito usado naquela época. Assim como as cômodas, além das porcelanas e da máquina registradora que pertenceu a primeira Casa Bancária de Guarapuava”.
Além disso, Patricia comentou que podem ser conhecidas peças da época da escravidão. “Temos as ruínas da senzala, bem como as escarradeiras e a palmatória”.
SERVIÇO
O Museu Visconde de Guarapuava fica na rua Visconde de Guarapuava, 288 no Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
Leia outras notícias no Portal RSN.