22/08/2023
Geral

Mutirão da Pascom reúne comunicadores de 20 municípios em Guarapuava

Da redação, com assessoria – editado por Cristina Esteche

Comunicadores de 20 municípios paranaenses e de São Paulo participam  do 4º Mutirão Diocesano de Comunicação, evento que começa nesta sexta (1º ), em Guarapuava. São comunicadores, religiosos e agentes de pastoral da Igreja Católica que se   reúnem   no evento, que é organizado pela Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese, na Casa de Líderes, no Bairro Santana.

A abertura do evento será nesta sexta, às 20h00, com a palestra sobre Redes Sociais pelo jornalista, professor e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Willian Correa.

De acordo com Jorge Teles, coordenador da Pastoral da Comunicação na Diocese de Guarapuava e no Regional Sul 2 da CNBB. (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil),  o objetivo articular, animar e motivar a Pascom nas dioceses, paróquias e comunidades, fornecendo subsídios teóricos e práticos para sua implantação, além de formação na área de comunicação para a Pascom e outras pastorais, movimentos e serviços da igreja.

“Nesses três dias de evento teremos palestras, oficinas, grupos de trabalho, debates, momentos de reflexão e oração. Para esta edição do Mutirão foi pensada uma programação que envolvesse formação para outras pastorais e setores da nossa igreja além da Pascom”, informou Jorge Teles.

Participam do evento, além de representantes de Guarapuava, pessoas vindas de Boaventura de São Roque, Turvo, Cantagalo, Quedas do Iguaçu, Altamira do Paraná, Pinhão, Porto Barreiro, Prudentópolis, Rosário do Ivaí, Paranavaí, Foz do Iguaçu, Cascavel, Apucarana, Umuarama, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá, Curitiba, Imbituva e São Paulo.

PROGRAMA

Durante a manhã e tarde do sábado (02) os participantes terão oficinas na área de comunicação. “Comunicação na Catequese, na Liturgia, tratamento humanizado e profissional na paróquia, teatro, fotografia, Pastoral da Comunicação e produção de boletins e textos jornalísticos, serão os treinamentos oferecidos”, disse Teles. Ainda de acordo com o coordenador, o evento conta com o trabalho de 11 assessores, entre professores de oficinas e palestrantes, sendo 6 jornalistas, uma teóloga, uma publicitária, dois acadêmicos de jornalismo e um produtor teatral. Desses, uma doutora, uma doutoranda, três mestres e dois especialistas.

Ainda no sábado, no período da noite, haverá os Grupos de Trabalhos, onde serão partilhadas experiências de comunicação na Igreja.

No domingo (03) haverá a palestra e debate sobre o recém publicado Documento 99 da CNBB: Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, com Everton Barbosa, escritor, jornalista, assessor de imprensa da Arquidiocese de Maringá (PR) e apresentador do programa “CBN Conhecimento” na CBN Maringá. Barbosa é Especialista em Teologia Bíblica pela PUC (PR) e ganhador de vários prêmios de jornalismo, entre eles Ayrton Senna 2010, Sebrae 2011 e 2008 e Senai 2009.

O evento se encerra com a celebração de missa presidida pelo Bispo da Diocese de Guarapuava e referencial para a Comunicação no Regional Sul 2 da CNBB, Dom Antônio Wagner da Silva. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.