22/08/2023
Saúde

Mutirão das Especialidades atende mais de mil pacientes na Vila Bela

imagem-69303

O atendimento iniciou às 7h da manhã e se estendeu até às 16h desta sexta feira (28), na Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro Vila Bela, em Guarapuava. Mais de mil pacientes foram atendidos por 20 médicos especialistas, convocados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde de Guarapuava e Pinhão (Cisgap) e pela Secretaria Municipal de Saúde, promotores da iniciativa.

O mutirão, agora “Especialidades no Bairro”, ganhou cara nova, mas mantém o mesmo profissionalismo e objetivo: sanar uma demanda reprimida de consultas que se estende desde 2010 (que eram de 18 mil antes do primeiro mutirão, no Morro Alto).

Dircélia de Almeida Heckler, 65 anos, moradora do bairro há 13 anos, já passou por um cateterismo cardíaco e uma angioplastia coronária, e aguardava por uma consulta com um cardiologista desde fevereiro de 2013. Foi atendida pelo Dr. Stefan Negrão, secretário de saúde do município, e saiu satisfeita. “A gente fica mais tranquila, já que facilita prá gente de mais idade eles virem aqui. Estou perto de casa e agora estou medicada devidamente. Uma benção. E a equipe do Cisgap é carinhosa com a gente também”.

“Temos demanda de agendamentos de 2010 para serem zerados, por isso a necessidade dos multirões e a certeza dos bons resultados como o de hoje. Aqui estamos garantindo a consulta e o encaminhamento para exames”, comentou Márcia Brito, diretora executiva do Cisgap.

Na avaliação do secretário Stefan Negrão, a iniciativa foi um sucesso superando as expectativas tanto quanto de organização quanto de satisfação dos pacientes. “Todo o processo foi muito satisfatório. Agora é nos concentrarmos para a realização dos próximos”. A  Colônia de Entre Rios será a próxima comunidade beneficiada.

Com os mutirões, receberam atendimento mais de 3 mil pacientes. “De forma organizada e tranquila, estamos atendendo a população, conforme o cronograma e nas regiões com mais demandas de consultas. Estamos limpando as filas, e proporcionando condições para o retorno. É um custo/benefício compensador”, conclui Márcia, que coordenou uma equipe de apoio de 35 agentes de saúde.

Alaide de Castro, reside no bairro Vila Bela há mais de 40 anos e nunca viu uma mobilização desta no posto. “Dá gosto de ver o cuidado que tem com a gente. Eu estou esperando por atendimento de especialista desde 2012 e agora, além do que precisava já consegui agendar outros exames. E o melhor de tudo é não precisar me deslocar até o centro para ser atendida. Estou muito satisfeita e minhas vizinhas também”.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.