Durante boa parte do último sábado (09), o mutirão de especialidades atendeu 850 pacientes no Centro Integrado de Atendimento (Cia) no Morro Alto em Guarapuava.
+ Demanda na saúde é de 14 mil consultas reprimidas desde 2010, diz Cesar Filho –+ Descentralização de especialidades é inédita, diz Stefan
Cerca de 20 especialidades estavam à disposição para iniciar o processo de sanar uma demanda reprimida de 18 mil encaminhamentos que vem de 2010. “Temos demanda de agendamentos de 2010 para serem zerados, por isso a necessidade dos multirões e a certeza dos bons resultados como o de hoje (09)”, comentou Márcia Brito, diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Guarapuava e Pinhão (Cisgap), promotora da iniciativa juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde.
+ Pacientes aprovam mutirão de especialidades em Guarapuava
Com o mapeamento realizado pela cidade se verificou a necessidade de multirões nos bairros do Xarquinho (próximo a ser beneficiado no dia 13 de Dezembro), Vila Bela, Jordão e Vila Carli (a serem agendados).
Na avaliação do secretário municipal de Saúde Stefan Negrão a iniciativa foi um sucesso superando as expectativas tanto quanto de organização quanto de satisfação dos pacientes. “Todo o processo foi muito satisfatório. Agora é nos concentrarmos para a realização dos próximos”.
O não comparecimento de um médico clínico geral foi o único incidente registrado. Outro médico sanou o problema, se propondo em atender, além dos seus pacientes previstos, os do médico faltante.