Da Redação, com Assessoria
Guarapuava – O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior da Unicentro (Sintesu), juntamente com as demais entidades sindicais que compõem o Fórum das Entidades Sindicais (FES), estiveram na Assembleia Legislativa (Alep), em Curitiba, lotando as galerias. A ocupação teve o objetivo de defender o pagamento da data-base da categoria, pois, o governo havia dado indícios de que não faria a reposição da inflação no mês de janeiro, conforme previsto em lei.
Os sindicatos também cobraram o pagamento das progressões e promoções em atraso, assim como reivindicaram os direitos sobre a Paraná Previdência, visto que o governo está utilizando verbas do fundo de aposentadoria dos servidores. Em função disso, os sindicatos, por meio do FES, estão realizando diversas ações para buscar o cumprimento da lei da data-base e dos acordos firmados para o fim da greve do ano 2015.
O presidente do Sintesu, Danny Jessé Nascimento, afirma que as reivindicações são justas por se tratarem de algo previsto em lei, portanto as mobilizações são apenas para garantir os seus direitos. “Estamos lutando por algo que foi nos garantido em lei, e a função do governo do estado é manter e praticar essa lei. Enquanto nossos direitos e os acordos determinados para os servidores não forem cumpridos, haverá pressão da nossa parte para o governo”, enfatiza.