22/08/2023

Na Câmara, uma situação inusitada!

imagem-61437

Já virou "lugar comum" dizer que os novos vereadores foram eleitos sob a égide de mudanças, da promessa de recuperação da imagem da Câmara de Guarapuava e outros blá blá blás. Porém, o que se tem verificado é o desconhecimento total de coisas básicas como as normas que regem a própria Câmara, o Regimento Interno. E olha que alguns, tão logo foram eleitos correram buscar o documento para se inteirarem das regras. Da duas, uma: ou não lerem ou nãos ouberam interpretar o que estava escrito.

Mas voltemos aos fatos. Para quem acompanha as sessões semanais é comum presenciar cenas de "bate boca" quando um vereador confunde coisas básicas do cotidiano legislativo. Agressões e debates inócuos tomam permeiam as sessões, o que agrava ainda mais a situação com os poucos projetos de leis de interesse popular que são apresentados. A preocupação maior que se verifica até hoje, passados quase 10 meses de exercício legislativo, ainda continua com a denominação de ruas, títulos de cidadanias benemérita e honorária. Isso quando não se aprova por unanimidade para desaprovar no dia seguinte.

Mas a última está repercutindo nesta quarta feira (23), quando vereadores, contrariando o Regimento Interno, convidam outro vereador para prestar esclarecimentos na própria Câmara. Confesso que pesquisamos para ver se existe outra iniciativa semelhante e nada foi encontrado. E o próprio vereador convidado vota contrário ao convite que lhe será feito, ou seja, legisla em causa própria sem que alguém tenha chamado a atenção para o fato.

Por outro lado, dá para entender a intenção dos vereadores signatários do convite endereçado ao ex secretário municipal de Agricultura Milton Roseira Junior. Airson Horst, Germano Alves, Ademir Fabiane e Valdomiro Batista (Jabur) quiserem fazer com que Miltinho desse uma explicação à respeito do escândalo da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), envolvendo a gestão do ex prefeito Fernando Ribas Carli. Mas como vem acontecendo até agora, nesse caso, Miltinho entra mudo e sai calado.

 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo