* Da Redação, com assessoria – edição RT
Termina neste fim de semana a 39ª edição da Expogua, Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava, que acontece no Parque de Exposições Lacerda Werneck. A Sanepar está entre os expositores e preparou um espaço de mais de 100 metros quadrados para receber os visitantes. A novidade neste ano é o filme “Terra, Planeta Azul”, curta-metragem em 3D que tem atraído grande público. O estande da Sanepar estará aberto ao público das 14 horas à meia noite, neste sábado (16) e domingo (17).
O filme em cartaz leva os espectadores a refletir sobre a importância da preservação da água, do meio ambiente e a necessidade do uso racional dos recursos hídricos. Durante os seis minutos de cada exibição mostra a disponibilidade da água existente na Terra e o processo de tratamento do produto para que se torne potável.
Além disso, o filme leva a população à reflexão quanto ao consumo consciente dos produtos, mostrando o quanto o ser humano produz lixo e como ele deve ser adequadamente descartado e reciclado, mensagem que ficou bastante clara para Kauany dos Santos Marcos, de oito anos. “Eu gostei muito do filme e vi como é importante separar o lixo. Muita coisa pode ser reciclada, nem tudo deve ir para o lixo. Também entendi que as pessoas precisam consumir menos, comprar menos coisas”, afirmou a estudante.
HERÓIS DA RECICLAGEM
Outra atração do estande são os “Heróis da Reciclagem”, quatro personagens que representam os tipos de resíduos sólidos mais encontrados: a garrafa, a sacola plástica, o papelão e a lata de alumínio. O Monstro do Desperdício também compõe o elenco, que descontrai e alegra as crianças que passam pelo estande. Com eles, a Sanepar difunde, principalmente entre o público mais jovem, o conceito de reciclagem e separação do lixo. “As crianças costumam receber bem e aplicar no dia a dia, na escola e em casa, os conceitos de separação do lixo, economia de água e, inclusive, cobram para que toda a família participe. Por isso, a Sanepar acredita que é preciso mobilizar o público infantil”, ressalta João Edson de Lima, gerente da Unidade da Sanepar em Guarapuava.
Fernanda Roberta Silvestrin, de 9 anos, entrou com os pais e a irmã caçula na sala 3D. “Eu acho que temos que praticar na nossa casa a economia de água. A parte que mais me chamou atenção no filme foi a montanha de lixo. É incrível como tem lixo! As pessoas precisam separar”, disse a menina. Emanoel Silvestrin, pai das meninas, parabenizou a iniciativa da Sanepar. “É uma forma de chamar a nossa atenção para problemas cada vez mais sérios, como a escassez da água e o excesso de lixo, que vivenciamos e muitas vezes nem percebemos, não damos a importância devida e não nos colocamos como parte do processo e do problema”, enfatizou o empresário.
A FEIRA
A Expogua é a maior feira agropecuária e industrial da região. Até domingo, dia 17, acontece o circuito de rodeios. A feira conta com 100 expositores de vários setores e deve movimentar mais de R$ 30 milhões em negócios.