22/08/2023
Cotidiano

Na mesa do consumidor, veneno se disfarça de alimento

Comer frutas, legumes e verduras nem sempre é sinônimo de alimentação natural e saudável. Esses alimentos podem esconder inimigos perigosos. A alface, o tomate e o morango, por exemplo, estão entre os alimentos com o maior risco de exposição a agrotóxicos.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) demonstrou através de uma pesquisa que as alfaces tinham 40% de amostras insatisfatórias, índice que chegou a 44,7% entre os tomates. Nos dois casos isso se deu pelo uso de agrotóxicos não-autorizados. Já nos morangos foram encontrados resíduos de cinco tipos de agrotóxicos autorizados, mas acima do Limite Máximo de Resíduo (LMR) preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Tomates e morangos são espécies sensíveis, muito suscetíveis ao ataque das pragas, o que explica o uso intensivo de pesticidas. Pensando nisso o Governo do Estado vem promovendo seminários nas universidades para colocar o assunto em discussão e alertar os consumidores.
Em Guarapuava, o evento aconteceu na última quinta-feira, auditório do Campus Cedeteg. Foram seis palestras que abordaram o tema “Os venenos em nossos pratos”, incluindo os produtos geneticamente modificados. “Conhecer estas substâncias é importante para saber como evitar consumir alimentos que prejudicam o organismo. Precisamos dar condições ao público sobre o consumo que cada um deles está tendo”, disse o coordenador do Grupo de Rotulagem dos Transgênicos, da Casa Civil do Governo do Paraná, Álvaro Rychuv.
Segundo ele, uma das saídas é colocar na mesa alimentos orgânicos. “O orgânico hoje é um tipo de alimentação que devemos primar”, enfatiza. Porém, ainda são produtos pouco disponíveis nas cidades do interior e com preços bem mais caros. “É um alimento mais caro porque se toma todas as preocupações. A população precisa exigir dos governos opções que levem para esse caminho e, enquanto não tem, pode plantar no terreno de casa se tiver espaço”, argumenta.
Recentemente Curitiba ganhou o primeiro Mercado Municipal Orgânico do Brasil, que oferece mais de mil tipos de produtos certificados com selo que demonstra a não utilização de agrotóxicos e aditivos químicos. Nesta área, Guarapuava ainda tem muito que caminhar.

Serviço

O Governo do Estado tem um site com todas as informações sobre produtos transgênicos e a importância da rotulagem para que o consumidor decida se quer ou não comprar alimentos processados com produtos transgênicos. O endereço eletrônico é www.transgenicos. Pr.gov.br.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.