22/08/2023

Não foi difícil deduzir!

Nunca uma eleição para a Mesa Executiva da Câmara Municipal de Guarapuava foi tão previsível. Desde a escolha de Edony Kluber há dois anos, este blog já dizia que o sucessor seria o vereador João Napoleão. A dedução sempre foi óbvia, pautada pela falta de articulação, de habilidade, de traquejo político da bancada que dá sustentação ao prefeito Cesar Silvestri Filho. Tanto é que nenhum dos nomes preferidos, como Ademir Fabiane e Neto Rauen, foram fortes o suficiente para viabilizarem as candidaturas.

Se a eleição foi apertada, 11 votos contra 10, o candidato que foi ungido pelo bloco situacionista, Valdemar Calixtro, o Negão,  por algum motivo, não conseguiu arrebanhar a totalidade dos parceiros de bancada. Dois foram contrários e se constituíram no peso-pesado favorável a João Napoleão.  

Negão é conhecido pelo seu perfil autoritário, que leva tudo a “ferro e fogo” , pouco dado ao diálogo, o que não seria bom para um líder político. Já Napoleão é hábil, possui jogo de cintura e transita livremente entre a situação e a oposição, tanto é que foi o bloco oposicionista que depositou a maioria dos votos em seu nome. Além disso, conhece as necessidades de cada vereador e garantiu que dará condições de trabalho a cada um deles. Também promete continuar com o processo de moralização e de retomada da imagem positiva da Câmara.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo