Não há cidade justa sem geração de emprego e renda. É com esse entendimento que a administração municipal conduz a linha mestra de projetos e programas. O objetivo é um só: a qualidade de vida da população num meio ambiente saudável.
Assim, no dia em que o município comemora 55 anos de emancipação política, Pinhão pode olhar atrás e ver que hoje vive uma nova realidade. Com programas que se interligam numa artéria de desenvolvimento, envolvendo as várias secretarias, a geração de renda está embasada em quatro pilares.
De acordo com o prefeito Odir Gotardo, cerca de 150 famílias estão sendo beneficiadas.
Assim, aliando educação ambiental, com a coleta seletiva do lixo, comida boa na mesa das famílias e aquecendo a agricultura familiar, surge a ‘Bufunfa’. Assim, a moeda fictícia que já colocou o município em rede nacional, tornou a Feira do Produtor semanal.
De acordo com o secretário da Agricultura, Divonzir Moraes a venda de produtos aumentou, incrementando a renda de 22 famílias de agricultores.
A ‘moeda’ circula apenas nessa feira e para adquiri-la é preciso somar pontos fazendo a coleta seletiva. “Temos também a Feira da Lua Cheia que é mensal”.
A partir do incentivo à educação ambiental, o lixo coletado tem destinação correta. Assim, em Pinhão o que antes era descartado de forma incorreta, hoje se transforma em dinheiro nas mãos de mais 19 pessoas. Conforme o prefeito Odir Gotardo, a vontade política transformou quem antes era ‘autônomo’ em trabalhadores com carteira assinada. Todos trabalham na separação do lixo reciclável.
Conforme o prefeito, a Associação ‘Mãos Limpas’ é conveniada com a Prefeitura e garante aos funcionários todos os direitos previstos em lei.
“Além de reduzir as despesas do município em R$ 100 mil por mês com a destinação do lixo para Santa Catarina até 2016, não há mais a poluição do meio ambiente, e o dinheiro circula no nosso município”.
Como pode ser observado a criação e projetos que gerem emprego e renda é um dos grandes desafios da administração municipal em Pinhão. Conforme o prefeito Odir Gotardo, há uma vocação para o empreendedorismo no setor primário. “Isso é latente nas famílias da agricultura familiar e para aproveitar essa vocação motivamos o surgimento de agroindústrias familiares”.
De acordo com Gotardo, gerando renda há a permanência do agricultor e da sua família na propriedade. Assim, 28 agroindústrias já estão formalizadas e tratam do abate de frangos, embutidos e vinícola, além de derivados de leite. Esses produtos estão sendo vendidos em supermercados da cidade e representam renda para cerca de 100 pessoas.
Porém, a agricultura ainda dá mais ‘frutos’. A produção de pepinos orgânicos se tornou uma nova fonte de renda para 50 famílias. Assim, uma parceria com a Industria Cantu e a EMATER, a prefeitura oferece o transporte da produção e apoio técnico.
E como tudo em Pinhão ‘nada se perde, mas tudo se transforma’, o jeans que seria descartado vira bolsas e mochilas.
O ‘Felicidade em Produção’ nasceu da solidariedade de duas mulheres que quiseram ajudar outras. O resultado desse apoio da administração municipal? Geração de renda, auto estima, qualidade de vida.
“Aqui em Pinhão o meio ambiente onde se vive é sinônimo de respeito à natureza e às pessoas, transformação do lixo em geração de renda e emprego. Mas acima de tudo, qualidade de vida para quem aqui mora e trabalha”, diz o prefeito.
UM POUCO DA HISTÓRIA
Conhecido como a ‘Capital dos Gaiteiros’ pelo número expressivo de artistas nessa área musical, Pinhão é um município com área territorial de 2,5 mil quilômetros quadrados. Assim, 32 habitantes se espalham pela cidade e interior.
De acordo com pesquisa feita por Neuza Maria Camargo, o município está localizado na Região Sul do Brasil e Centro-Oeste do Paraná. Conforme a pesquisa, o nome Pinhão foi dado primeiramente a um imóvel registrado em cartório (1856). Porém, mais tarde passou ao Município por haver muitos pinhões, a semente da araucária, árvore símbolo do Paraná.
BELEZA NATURAL
Assim, a extensa geografia é composta de área rural com as matas, faxinais e campos. Já a urbana compreende a sede do Município. Todavia, a economia do município baseia-se na agricultura, pecuária, extração de erva-mate. Além do comércio, indústria e geração de energia elétrica. Conforme Neuza Maria Camargo, o clima é subtropical úmido, com frio intenso no inverno quando as geadas ocorrem em média de sete vezes ao ano.
Município com natureza exuberante, a água, precioso líquido para a forma da vida, é encontrada em todo território e nas divisas com os municípios vizinhos. Dessa forma, a geografia mostra que os rios mais importantes são: Iguaçu, Pinhão, Jordão e D’Areia.
Porém, devido ao volume de água em seus leitos, são aproveitadas para a geração de energia elétrica em três hidrelétricas. É o Pinhão fornecendo energia para vários estados da federação. As quedas d’água formam belas cachoeiras, sendo as nascentes determinantes das sedes das propriedades.
O PINHEIRO PREDOMINA
Assim, a exuberante vegetação é composta por árvores de lei como a peroba, o cedro, a canela, a imbuia entre tantas outras. Entretanto, a principal é o majestoso pinheiro da araucária. Conforme relato histórico, no município existia de um milhão de árvores gigantes, produtoras de descomunal quantidade de sementes, as quais sugeriram o nome Pinhão. Essas árvores hoje garantem os pratos típicos na Festa do Pinhão.
Porém, a erva-mate nativa é responsável pelo costume local do uso de chimarrão, bebida típica já usada pelos índios da Região. Isso ainda antes da colonização portuguesa no início do século XVIII.
Mas uma cidade é feita por pessoas e a formação da população deu-se do cruzamento do índio que habitava estas paragens e de famílias portuguesas que aqui se instalaram na época da colonização do Brasil. A cultura local é oriunda de várias etnias, sendo a cultura gaúcha predominante.
Todavia, as festas populares ainda encontram espaço, principalmente, no interior. Assim, a Folia do Divino tem suas raízes no Arquipélago Açoriano e ocorre no Município antes da tradicional Festa do Divino Espírito Santo, quando se celebra a Descida do Espírito Santos sobre Maria e os Apóstolos no Cenáculo em Jerusalém.
MENSAGEM DO PREFEITO
“Comunidade Pinhãoense! Neste dia 15 de dezembro comemoramos 55 anos de emancipação político administrativa. No dia do aniversário devemos lembrar de quantas pessoas de bem, honradas e guerreiras fizeram parte desta história.
Pela nossa idade somos já um senhor experiente que viveu e superou muitos obstáculos. Caminhamos para consolidar nosso destino. Temos hoje uma grande e competitiva produção agropecuária, que associada as riquezas naturais permitem perceber que cada ano melhoramos nossos índices econômicos.
Estamos iniciando um processo de industrialização fundada nas nossas agroindústrias familiares, que associados a outros beneficiamentos instalados, vão cada vez mais agregando valor e dando qualidade à nossa produção, nos levando à crença que logo seremos também um importante polo transformador da produção.
Nosso comércio e prestação de serviços tem crescido em qualidade e quantidade de oferta permitindo que cada dia mais não precisamos sair do município para buscar este atendimento. Nossa cidade esta cada dia mais bonita e organizada. Tudo isso indica que todos aqui estão fazendo sua parte. São milhares de cabeças pensando e mãos executando. É a força da nossa juventude que cada dia ocupa um espaço maior na condução dos negócios, qualificando o processo de gestão, marcando a história com sua influência. Assim o aniversário de nosso município é marcada com o esforço de toda nossa gente.
Encerramos uma jornada e iniciamos outra, buscando conquistar novos sonhos, novos caminhos, novas realizações, reescrevendo nossa história. Por isso, digo à todos que é com orgulho que devemos comemorar o aniversário de nosso município de Pinhão.
Desejamos em nome de toda a nossa equipe da administração municipal, que cada munícipe seja uma coluna de apoio nesta construção diária, com valores sólidos, que ajudem preparar as crianças e jovens, neste processo contínuo de transformação.
Vamos continuar a semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro!
Desejamos que as conquistas de nosso povo sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã, e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho nos conduzindo rumo a uma cidade mais justa, e com uma melhor qualidade de vida.
Precisamos olhar para trás com gratidão e para frente com muita fé!
Salve, salve brava gente. Feliz aniversário Pinhão e viva o povo Pinhãoense. Odir Gotardo – Prefeito”.
Leia outras notícias no Portal RSN.