22/08/2023



Política Região

“Não há cidade justa sem geração de emprego e renda”, afirma Gotardo

Prefeito de Pinhão enaltece a população no dia em que o município de Pinhão comemora 55 anos de emancipação política neste domingo (15)

pinhao

Pinhão cresce a olhos vistos (Foto: Ascom/Prefeitura de Pinhão)

Não há cidade justa sem geração de emprego e renda. É com esse entendimento que a administração municipal conduz a linha mestra de projetos e programas. O objetivo é um só: a qualidade de vida da população num meio ambiente saudável.

Assim, no dia em que o município comemora 55 anos de emancipação política, Pinhão pode olhar atrás e ver que hoje vive uma nova realidade. Com programas que se interligam numa artéria de desenvolvimento, envolvendo as várias secretarias, a geração de renda está embasada em quatro pilares.

De acordo com o prefeito Odir Gotardo, cerca de 150 famílias estão sendo beneficiadas.

(Foto: Ascom/Prefeitura de Pinhão)

Assim, aliando educação ambiental, com a coleta seletiva do lixo, comida boa na mesa das famílias e aquecendo a agricultura familiar, surge a ‘Bufunfa’. Assim, a moeda fictícia que já colocou o município em rede nacional, tornou a Feira do Produtor semanal.

De acordo com o secretário da Agricultura, Divonzir Moraes a venda de produtos aumentou, incrementando a renda de 22 famílias de agricultores.
A ‘moeda’ circula apenas nessa feira e para adquiri-la é preciso somar pontos fazendo a coleta seletiva. “Temos também a Feira da Lua Cheia que é mensal”.

(Foto: Ascom/Prefeitura de Pinhão)

A partir do incentivo à educação ambiental, o lixo coletado tem destinação correta. Assim, em Pinhão o que antes era descartado de forma incorreta, hoje se transforma em dinheiro nas mãos de mais 19 pessoas. Conforme o prefeito Odir Gotardo, a vontade política transformou quem antes era ‘autônomo’ em trabalhadores com carteira assinada. Todos trabalham na separação do lixo reciclável.

Conforme o prefeito, a Associação ‘Mãos Limpas’ é conveniada com a Prefeitura e garante aos funcionários todos os direitos previstos em lei.

“Além de reduzir as despesas do município em R$ 100 mil por mês com a destinação do lixo para Santa Catarina até 2016, não há mais a poluição do meio ambiente, e o dinheiro circula no nosso município”.

Produção de queijo foi premiada (Foto: Arquivo/RSN)

Como pode ser observado a criação e projetos que gerem emprego e renda é um dos grandes desafios da administração municipal em Pinhão. Conforme o prefeito Odir Gotardo, há uma vocação para o empreendedorismo no setor primário. “Isso é latente nas famílias da agricultura familiar e para aproveitar essa vocação motivamos o surgimento de agroindústrias familiares”.

De acordo com Gotardo, gerando renda há a permanência do agricultor e da sua família na propriedade. Assim, 28 agroindústrias já estão formalizadas e tratam do abate de frangos, embutidos e vinícola, além de derivados de leite. Esses produtos estão sendo vendidos em supermercados da cidade e representam renda para cerca de 100 pessoas.

Produção de pepino (Foto: Ascom/Prefeitura de Pinhão)

Porém, a agricultura ainda dá mais ‘frutos’. A produção de pepinos orgânicos se tornou uma nova fonte de renda para 50 famílias. Assim, uma parceria com a Industria Cantu e a EMATER, a prefeitura oferece o transporte da produção e apoio técnico.

Secretário Valter e o prefeito Odir Gotardo (Foto: Ascom/Prefeitura de Pinhão)

E como tudo em Pinhão ‘nada se perde, mas tudo se transforma’, o jeans que seria descartado vira bolsas e mochilas.

O ‘Felicidade em Produção’ nasceu da solidariedade de duas mulheres que quiseram ajudar outras. O resultado desse apoio da administração municipal? Geração de renda, auto estima, qualidade de vida.

“Aqui em Pinhão o meio ambiente onde se vive é sinônimo de respeito à natureza e às pessoas, transformação do lixo em geração de renda e emprego. Mas acima de tudo, qualidade de vida para quem aqui mora e trabalha”, diz o prefeito.

UM POUCO DA HISTÓRIA

Pinhão antigo (Foto: Ascom/Prefeitura de Pinhão)

Conhecido como a ‘Capital dos Gaiteiros’  pelo número expressivo de artistas nessa área musical, Pinhão é um município com área territorial de 2,5 mil quilômetros quadrados. Assim, 32 habitantes se espalham pela cidade e interior.

De acordo com pesquisa feita por Neuza Maria Camargo, o município está localizado na Região Sul do Brasil e Centro-Oeste do Paraná. Conforme a pesquisa, o nome Pinhão foi dado primeiramente a um imóvel registrado em cartório (1856). Porém, mais tarde passou ao Município por haver muitos pinhões, a semente da araucária, árvore símbolo do Paraná.

BELEZA NATURAL

Assim, a  extensa geografia é composta de área rural com as matas, faxinais e campos. Já a urbana compreende a sede do Município. Todavia, a economia do município baseia-se na agricultura, pecuária, extração de erva-mate. Além do comércio, indústria e geração de energia elétrica. Conforme Neuza Maria Camargo, o clima é subtropical úmido, com frio intenso no inverno quando as geadas ocorrem em média de sete vezes ao ano.

Município com natureza exuberante, a água, precioso líquido para a forma da vida, é encontrada em todo território e nas divisas com os municípios vizinhos. Dessa forma, a geografia mostra que os rios mais importantes são: Iguaçu, Pinhão, Jordão e D’Areia.

Porém, devido ao volume de água em seus leitos, são aproveitadas para a geração de energia elétrica em três hidrelétricas. É o Pinhão fornecendo energia para vários estados da federação. As quedas d’água formam belas cachoeiras, sendo as nascentes determinantes das sedes das propriedades.

O PINHEIRO PREDOMINA

Pinheiro deu origem ao nome do município (Foto: Arquivo/RSN)

Assim, a exuberante vegetação é composta por árvores de lei como a peroba, o cedro, a canela, a imbuia entre tantas outras. Entretanto, a principal é o majestoso pinheiro da araucária. Conforme relato histórico, no município existia de um milhão de árvores gigantes, produtoras de descomunal quantidade de sementes, as quais sugeriram o nome Pinhão. Essas árvores hoje garantem os pratos típicos na Festa do Pinhão.

Porém, a erva-mate nativa é responsável pelo costume local do uso de chimarrão, bebida típica já usada pelos índios da Região. Isso ainda antes da colonização portuguesa no início do século XVIII.

A folia é composta por pessoas de diversas idades e profissões (Foto: Arquivo/RSN)

Mas uma cidade é feita por pessoas e a formação da população deu-se do cruzamento do índio que habitava estas paragens e de famílias portuguesas que aqui se instalaram na época da colonização do Brasil. A cultura local é oriunda de várias etnias, sendo a cultura gaúcha predominante.

Todavia, as festas populares ainda encontram espaço, principalmente, no interior. Assim, a Folia do Divino tem suas raízes no Arquipélago Açoriano e ocorre no Município antes da tradicional Festa do Divino Espírito Santo, quando se celebra a Descida do Espírito Santos sobre Maria e os Apóstolos no Cenáculo em Jerusalém.

MENSAGEM DO PREFEITO

Prefeito Odir Gotardo (Foto: Ascom/Prefeitura de Pinhão)

“Comunidade Pinhãoense! Neste dia 15 de dezembro comemoramos 55 anos de emancipação político administrativa. No dia do aniversário devemos lembrar de quantas  pessoas de bem,  honradas e guerreiras fizeram parte desta história.

Pela nossa idade somos já um senhor experiente que viveu e superou muitos obstáculos. Caminhamos para consolidar nosso destino. Temos hoje uma grande e competitiva produção agropecuária, que associada as riquezas naturais permitem perceber que cada ano melhoramos nossos índices econômicos.

Estamos iniciando um processo de industrialização fundada nas nossas agroindústrias familiares, que associados a outros beneficiamentos instalados, vão cada vez mais agregando valor e dando qualidade à nossa produção, nos levando à crença que logo seremos também um importante polo transformador da produção.

Nosso comércio e prestação de serviços tem crescido em qualidade e quantidade de oferta permitindo que cada dia mais não precisamos sair do município para buscar este atendimento. Nossa cidade esta cada dia mais bonita e organizada. Tudo isso indica que todos aqui estão fazendo sua parte. São milhares de cabeças pensando e mãos executando. É a força da nossa juventude que cada dia ocupa um espaço maior na condução dos negócios, qualificando o processo de gestão, marcando a história com sua influência. Assim o aniversário de nosso município é marcada com o esforço de toda nossa gente.

Encerramos uma jornada e iniciamos outra, buscando conquistar novos sonhos, novos caminhos, novas realizações, reescrevendo nossa história. Por isso, digo à todos que é com orgulho que devemos comemorar o aniversário de nosso município de Pinhão.

Desejamos em nome de toda a nossa equipe da administração municipal, que cada munícipe seja uma coluna de apoio nesta construção diária, com valores sólidos, que ajudem preparar as crianças e jovens, neste processo contínuo de transformação.

Vamos continuar a semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro!

Desejamos que as conquistas de nosso povo sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã, e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho nos conduzindo  rumo a uma cidade mais justa, e com uma melhor qualidade de vida.

Precisamos olhar para trás com gratidão e para frente com muita fé!

Salve, salve brava gente.  Feliz aniversário Pinhão e viva o povo Pinhãoense. Odir Gotardo – Prefeito”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo