O relógio marcava 9 horas da manhã de 9 de abril de 1853. Sete senhores se encontravam em uma sala da então Freguesia Nossa Senhora de Belém, quase um ano antes. Numa sala estavam Manoel Marcondes de Sá, apontado como primeiro presidente da Câmara de Vereadores de Guarapuava, além de Francisco Ferreira da Rocha Loures, Antonio de Sá Camargo e Joaquim José de Lacerda. Eram os três primeiros vereadores, o presidente, além de três suplentes. Eram elas, Hermenegildo Alves de Araujo, Francisco José dos Santos e Pedro de Siqueira Cortes.
“Cheio de prazer e de honra, e possuído de nobre orgulho, levanto minha débil voz, no recinto de uma corporação tão respeitável como se acha hoje reunida para começar os trabalho inerentes ao alto papel que representa na forma do governo que nos rege”.
E foi nesse momento, após a fala pomposa de Marcondes de Sá, que começou uma história que dura 170 anos. O ato marcou também o surgimento da primeira instituição governamental instalada em Guarapuava. Na época, ainda sem prefeitura, fato que iria perdurar até 1892, os vereadores legislam e executam as leis. Assim, a história do Poder Legislativo se entrelaça à própria construção da identidade de Guarapuava.
EVOLUÇÃO
Com o desenvolvimento e evolução da democracia, hoje o Poder Legislativo divide as responsabilidades com o Executivo e o Judiciário. Se a primeira composição teve o voto de apenas 12 eleitores, nas últimas eleições em 2020, 126.989 eleitores estavam aptos a votar.
Dessa forma, em cada uma das 21 cadeiras se sentam representantes de bairros e distritos. Além disso, Guarapuava hoje possui, pela primeira vez, uma bancada feminina, algo não só improvável, como impossível há 170 anos.
O MAIS NOVO DA HISTÓRIA
A juventude também ocupa cada vez mais espaço. Em 2023 o Presidente mais novo da história do Legislativo Municipal, Pedro Moraes, foi eleito. Isso marca também, conforme ele, o início de uma nova época, dando espaço para a gestão participativa e que preza pela união entre os vereadores.
Atualmente, é no plenário que são discutidos temas que envolvem interesse da população, como o orçamento municipal, a educação, a saúde, a segurança e os direitos dos mais diversos segmentos da sociedade.
Leia outras notícias no Portal RSN.