As pedaladas pelas estradas do país dão ao artista a inspiração que ele busca. As conversas, as paragens, os cenários que ele vai encontrando pelo caminho se misturam à sensibilidade e à maneira diferenciada que Thiago Juraski vê o mundo.
É isso mesmo. O artista guarapuavano que mora no bairro Trianon, mas se criou no Jardim das Américas, é um mosaico cultural.
O meu encontro com a música começou aos oito nos quando aprendi a tocar acordeon. Aos 11 aos comecei um curso de violão, instrumento que acompanha até hoje. O canto surgiu aos 13 anos na igreja.
Nessa idade ele descobriu a magia da composição que lhe rende prêmios em festivais pelo Brasil afora. “Nessa época ingressei numa banda de pop rock e tocava com grupos sertanejos”.
Veio então o curso superior em ciências contábeis, mas que durou pouco tempo. U ano antes de conclui-lo, a arte falou mais alto. “Fiz dança e nela descobri uma grande paixão, que depois se tornou profissão”.
Hoje ele compõe, produz e canta. Além disso, trabalha com produção cutural e eventualmente faz teatro e dança. Um dos projetos mais presentes é a mesclagem da ‘cicloviagem’ pelo país, em que ele busca histórias e experências que se transformam em música.
PERSONNALITÉ
Esta reportagem especial faz parte do produto especial de fim de ano do Portal RSN. A revista on-line ‘Personnalité’ reúne em 88 páginas reportagens sobre profissionais que se destacam por empreenderem com sucesso em Guarapuava. Confiram o material completo no site.
Leia outras notícias no Portal RSN.