22/08/2023



Mundo Variedades

Nasa revela áudio da ‘música do além’ captada no lado oculto da Lua

imagem-107584

Da Redação, com G.P

Um áudio liberado pela Nasa revela um estranho som que intrigou a tripulação da missão Apollo 10 enquanto visitava o lado oculto da lua (região fora de contato por rádio com a Terra) em 1969. A transcrição da conversa entre os astronautas foi divulgada em 2008, mas somente agora o áudio se tornou público.

Na gravação, ouvida ao fundo em uma reportagem especial do Science Channel (clique aqui para ouvir), ouve-se um som que lembra um assobio. Esta constatação pegou de surpresa os exploradores espaciais na época, que, longe do alcance das frequências de rádio da Terra, não esperavam ouvir qualquer som.

Os astronautas se mostraram muito surpresos com o que ouviram e discutiram entre si se deveriam ou não relatar o incidente. A transcrição da conversa, que anteriormente era classificada como confidencial, mostra o seguinte diálogo entre os tripulantes:

“Parece com, você sabe, música do tipo espacial”

“Você ouviu isso? Aquele som de assobio? Wuuuuuuuuuu!”

“Bem, isso com certeza é uma música estranha!”

“É inacreditável! Sabe?”

“Devemos dizer a eles sobre isso?”

“Eu não sei. Devemos pensar sobre isso”.

Uma das explicações para o ocorrido é que, de acordo com especialistas ouvidos pela CNN, os rádios dos dois compartimentos da nave [o módulo lunar e o módulo de comando] poderiam estar causando interferência entre si. 

No entanto, alguns astronautas contestam essa tese: “A tripulação da Apolo 10 estava muito acostumada com todos os tipos de som que deveria estar ouvindo. A lógica me diz que se algo foi gravado lá, então de fato havia algo lá. A Nasa reteria informações do público se eles achassem que agir assim seria no melhor interesse do público”, disse Al Worden, astronauta da Apolo 15, ao programa “Science Channel”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo