Cerca de 1,3 milhão de cotistas nascidos em janeiro podem fazer saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). As retiradas iniciaram na segunda (3) e ocorrem conforme o mês de aniversário do trabalhador.
De acordo com o Ministério do Trabalho, essa modalidade permite a retirada de parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do fundo a cada ano, no mês de aniversário. Entretanto o trabalhador faz uma troca. Em caso de demissão sem justa causa não recebe parte do que tem direito. Até agora, cerca de 17,8 milhões de pessoas aderiram ao saque-aniversário.
O período de saques começa no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Os valores ficam disponíveis até o último dia útil do segundo mês subsequente. Caso o dinheiro não seja retirado no prazo, volta para as contas do FGTS em nome do trabalhador.
COMO ADERIR
Os interessados podem ter acesso ao saque-aniversário por meio do aplicativo oficial do FGTS. Além disso o processo também pode ser feito no site da Caixa Econômica Federal ou nas agências do banco. Porém é importante saber que ao retirar uma parcela do FGTS a cada ano, o trabalhador deixará de receber o valor depositado pela empresa caso seja demitido sem justa causa.
CUIDADOS
A qualquer momento o trabalhador pode desistir do saque-aniversário e voltar para a modalidade tradicional. No entanto a decisão exige cuidado. Ao voltar para o saque tradicional, o trabalhador ficará dois anos sem poder sacar o saldo da conta no FGTS, mesmo em caso de demissão. Se for dispensado, receberá apenas a multa de 40%.
COMO SACAR
Por causa da pandemia de covid-19, a Caixa orienta o resgate por meio do aplicativo FGTS. Nesse caso, o trabalhador pode programar a transferência do dinheiro para qualquer conta em que seja o titular, independentemente do banco. A operação não tem custo.
As retiradas podem ser feitas nas casas lotéricas e em terminais de autoatendimento para quem tem senha do Cartão Cidadão. Quem tem Cartão Cidadão e senha pode sacar nos correspondentes Caixa Aqui, caso esses estabelecimentos estejam autorizados a abrir. Basta apresentar documento de identificação.
VALORES
O trabalhador tem direito a retirar o dinheiro a cada ano depende do saldo em cada conta do FGTS. Contas com saldo de até R$ 500 podem retirar 50% do valor total.
*Com informações Agência Brasil
Leia outras notícias no Portal RSN.