22/08/2023



Política

Nélio propõe câmeras para monitorar centro da cidade

imagem-15817

Da redação  – O centro de Guarapuava poderá ter câmeras de monitoramento que ajudarão a prevenir a violência, os furtos e os roubos, entre outros crimes.

A ideia foi do vereador Nélio Gomes da Costa (PSDB-foto) e consta de um projeto de lei autorizativo (basta o prefeito sancionar e colocar em prática) aprovado em primeira votação pela unanimidade dos vereadores. O vereador Thiago Cordova (PPS) é sugntatário do projeto de lei.

De acordo com o vereador, seriam implantadas 5 câmeras num raio de 120 metros cada uma, o suficiente para dar mais segurança ao comércio e à população que transita pelo centro da cidade, numa área onde se concentram agências bancárias, lojas, lotéricas, farmácias, entre outrios estabelecimentos que movimentam grande quantia de dinheiro por dia.

Cada equipamento, segundo pesquisas da assessoria do vereador, custa em média R$ 80 mil, e a compra pode ser viabilizada por uma parceria público-privada. "Cada empresa que patrocinar uma câmera terá o direito de afixar uma placa publicitária no local", sugere Nélio Gomes da Costa.

O circuito de câmeras deverá ser monitorado por uma central instalada na Polícia Militar.

O monitoramento por sistema de câmeras em locais públicos já está em funcionamento em diversas cidades brasileiras e, de acordo com o vereador, " já está mais do que provado de que se trata de um instrumento eficaz tanto no combate como na prevenção da criminalidade, pois além de intimidar potenciais infratores, constitui recurso valioso em processos investigativos, bem como na captura de cada um dos infratores".

Para a instalação dos equipamentos serão considerados critérios técnicos de proporcionalidade de pessoas atingidas, áreas de maior interesse para a garantia da segurança pública, locais de maior incidência de criminalidade, bem como características territoriais, cuja deliberação ficará a cargo da Prefeitura.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo