Nesta segunda (29) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data criada pela Lei Federal nº 7.488 de 1986, diz respeito à normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva. Desse modo, busca reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o tabaco mata mais de oito milhões de pessoas por ano. Mais de sete milhões dessas mortes resultam do uso direto deste produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.
GUARAPUAVA
Guarapuava possui um Programa de Controle ao Tabagismo, para quem pretende parar de fumar. Conforme a responsável pelo Programa Rafaela Silvestri de Andrade, são encontros de curta duração, com grupos reduzidos para atendimento. “Dentro do Programa, nós contamos com uma equipe multidisciplinar, que é formada por médicos, enfermeiras, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogas, farmacêutico e dentista, que dão todo o suporte necessário”.
De acordo com Rafaela, é um momento difícil, mas parar de fumar não impossível. “Porém, exige bastante atenção e cuidado por parte dos profissionais de saúde, cada um dentro da sua especialidade, oferecendo aquilo que o paciente necessita nesse momento”. Desse modo, as pessoas que desejam buscar atendimento para deixar de fumar, podem entrar em contato pelo telefone: (42) 9 8885-0561 (WhatsApp).
DOENÇAS
A nicotina é uma droga que causa dependência, acelera a frequência cardíaca, levando a hipertensão arterial. Além disso, o tabagismo pode provocar vários tipo de câncer. Para se ter uma ideia, mais de 50 doenças estão associadas ao tabagismo.
Entre elas, derrame cerebral, infarto do miocárdio, angina, enfisema pulmonar e câncer. O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Por fim, quem fuma fica constantemente exposto a mais de 4.700 substâncias nocivas, cancerígenas e radioativas.
Leia outras notícias no Portal RSN.