A Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava realiza nesta segunda feira (24) um arrastão para promover o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. Agentes comunitários, identificados com camisetas, vão percorrer o Centro da cidade, das 09h às 15h, distribuindo panfletos e orientando sobre o agendamento de exames preventivos. A intenção é divulgar também a semana educativa que acontecerá entre 25 e 28 deste mês.
A semana educativa será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com atividades e palestras. “Por causa da tuberculose não apresentar sintomas agudos, o diagnóstico precoce deve ser feito para que o paciente comece o tratamento e, com isso, deixe de infectar outras pessoas”, ressalta a coordenadora do AMPDS (Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária), Elisa Midori Yamaguti Katayama. “A pessoa diagnosticada com tuberculose vai receber o tratamento gratuitamente na UBS mais próxima. Quando houver apenas uma suspeita, nós orientamos os médicos e enfermeiros a realizar um acompanhamento do paciente”, reforça.
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria e afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, principalmente através do ar, ao falar espirrar ou tossir. “Em 2013, Guarapuava registrou 30 casos de tuberculose, e, este ano, já registramos 6 casos. Precisamos trabalhar constantemente com a prevenção e tratamento da doença”, afirma a coordenadora.
Os sintomas da tuberculose são:
– Tosse com catarro por mais de 3 semanas;
– Febre baixa no fim do dia;
– Emagrecimento;
– Perda de apetite;
– Sudorese noturna;
– Cansaço;
– Dor no peito.