22/08/2023


Cotidiano Guarapuava Turismo

Neste domingo (15) tem a 1ª Tropeada do Grupo ‘Baleados mas atirando’

A tropeada sairá do CTG Fogo de Chão às 7h30 e o destino final será a Ronda do Forte, um lugar de importância histórica para Guarapuava

Esther Devantier

Neste domingo (15) tem a 1ª Tropeada do Grupo ‘Baleados mas atirando’ (Foto: Esther Devantier)

Neste domingo (15) a partir das 7h30, o Grupo de Tropeiros ‘Baleados mas atirando’ faz a 1ª tropeada em Guarapuava. De acordo com a organizadora do grupo, Esther Devantier, os ‘Baleados mas atirando’ é um grupo formado por jovens de Guarapuava. A maior parte, estudantes universitários e apaixonados pelas tradições campeiras.

Mas conforme a organizadora, “um povo que não preserva sua história é um povo que morre aos poucos”, para traçar a rota, o grupo tradicional de tropeiros dos campos de Guarapuava, aconselhou os novatos. Além disso, ajudou na escolha da melhor rota.

ROTA

Assim, o percurso será pelo interior com saída do CTG Fogo de Chão e chegada na Ronda do Forte. A tropeada começa às 7h30 e a previsão de chegada é às 13h30, onde os participantes serão recepcionados com churrasco.

De acordo com Esther, cerca de 30 cavaleiros participam da tropeada. Ao longo do caminho outros se juntarão. O ponto de chegada – a Ronda do Forte – é um lugar de importância histórica para cidade. “Foi justamente onde os primeiros tropeiros firmaram raízes aqui na Região”.

O grupo ‘Baleados mas atirando’ nasceu do amor por cavalos e vontade de manter viva a tradição. Os tropeiros fundaram ou participaram da história inicial de muitas cidades brasileiras. “Durante muitos anos, essas histórias foram construídas em cima do lombo de um cavalo”, afirmou Esther.

Neste domingo, o grupo tradicional de tropeiros dos campos de Guarapuava se juntam aos novatos para bater estribo juntos. “Agradeço a equipe de jornalismo do Portal RSN, que prontamente valorizou nossa iniciativa, cuja história, com certeza, será longa”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo