Neste domingo (15) a partir das 7h30, o Grupo de Tropeiros ‘Baleados mas atirando’ faz a 1ª tropeada em Guarapuava. De acordo com a organizadora do grupo, Esther Devantier, os ‘Baleados mas atirando’ é um grupo formado por jovens de Guarapuava. A maior parte, estudantes universitários e apaixonados pelas tradições campeiras.
Mas conforme a organizadora, “um povo que não preserva sua história é um povo que morre aos poucos”, para traçar a rota, o grupo tradicional de tropeiros dos campos de Guarapuava, aconselhou os novatos. Além disso, ajudou na escolha da melhor rota.
ROTA
Assim, o percurso será pelo interior com saída do CTG Fogo de Chão e chegada na Ronda do Forte. A tropeada começa às 7h30 e a previsão de chegada é às 13h30, onde os participantes serão recepcionados com churrasco.
De acordo com Esther, cerca de 30 cavaleiros participam da tropeada. Ao longo do caminho outros se juntarão. O ponto de chegada – a Ronda do Forte – é um lugar de importância histórica para cidade. “Foi justamente onde os primeiros tropeiros firmaram raízes aqui na Região”.
O grupo ‘Baleados mas atirando’ nasceu do amor por cavalos e vontade de manter viva a tradição. Os tropeiros fundaram ou participaram da história inicial de muitas cidades brasileiras. “Durante muitos anos, essas histórias foram construídas em cima do lombo de um cavalo”, afirmou Esther.
Neste domingo, o grupo tradicional de tropeiros dos campos de Guarapuava se juntam aos novatos para bater estribo juntos. “Agradeço a equipe de jornalismo do Portal RSN, que prontamente valorizou nossa iniciativa, cuja história, com certeza, será longa”.
Leia outras notícias no Portal RSN.