A celebração do Dia Nacional da Acessibilidade ocorre hoje (5) em todo país. Entende-se por acessibilidade a inclusão da pessoa com deficiência na participação e utilização de espaços com segurança e autonomia. Dessa forma, prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes são exemplos de espaços com acessibilidade.
De acordo com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o objetivo da data é alertar a sociedade para a questão da acessibilidade como um direito de todos, independentemente da condição física, sensorial ou intelectual.
A acessibilidade garante uma sociedade inclusiva, pois rompe preconceitos, discriminações e barreiras. Todos os cidadãos são iguais e merecem as mesmas oportunidades.
Assim, um ambiente acessível é aquele que pressupõe a remoção de barreiras arquitetônicas, comunicacionais e metodológicas. Como também, instrumentais, pragmáticas e atitudinais. Nesta visão, o termo ‘acessível’ se torna um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria de qualidade de vida para todas as pessoas, com ou sem deficiência.
Conforme Tamara Dall’Agnol, Coordenadora do Centro de Saúde Eliseu Maitschuk da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionai (APAE) de Guarapuava, acessibilidade é um direito que deve ser praticado em todos os locais. “Guarapuava continua evoluindo no tema acessibilidade, a lei já existe. Porém, necessitamos de fiscalização e junto com a administração pública a conscientização dos cidadãos e empresários”. Para ela a palavra leva para o debate o direito de ir e vir sem qualquer empecilho.
Sentimos a necessidade de ampliar o conhecimento dos representantes governamentais e populacional sobre esse assunto, para que possam se adequar as necessidades e aprender a respeitar e incluir as pessoas com deficiência em todos os ambientes. Não é a deficiência que deixa a vida mais difícil, e sim as barreiras e obstáculos que a sociedade impõe!
O Portal RSN entrou em contato com a secretaria responsável no município, mas até o momento da publicação da reportagem não teve retorno.
Leia outras notícias no Portal RSN.