Os finais de semana com temperaturas altas, típicas do verão, somam-se ao período de férias para diversas pessoas. Muitas delas, nesta época, aproveitam para realizar atividades que fujam da rotina e tragam diversão. Em Guarapuava, a população conta com uma opção bastante atrativa e prazerosa para os dias de folga.
São as cachoeiras, belas e abundantes, que estão sendo, pouco a pouco, mapeadas pela equipe da secretaria de turismo de Guarapuava. De acordo com o assessor da secretaria, Márcio de Sequeira, até o momento, 105 cachoeiras da cidade foram catalogadas pela equipe. A maioria delas, segundo o assessor, encontra-se em áreas particulares.
“Nós estamos fazendo, juntamente com essa catalogação, um trabalho de diálogo, sensibilização e orientação para esses proprietários sobre os procedimentos legais para facilitar o acesso da comunidade à essas cachoeiras, pensando no fortalecimento do ecoturismo local”, declarou Márcio.
Conforme a catalogação das cachoeiras avança ocorre, também, o planejamento para divulgação dessas riquezas naturais guarapuavanas. Um exemplo disso é o projeto Cachoeiras Serra da Esperança, que integra as ações do programa Guarapuava Turística 2026. Nessa iniciativa, que fomenta o ecoturismo e a aventura, 15 saltos da região estão mapeados em um guia especial. São eles: Salto São Francisco, Coroinha, Cavalheiros, Salto das Pombas, Fazenda Velha, Barra Grande, Branca I, Branca II, Véu da Noiva, Fumacinha, Tigrinho, Esperança, Xaxim e Araúna. Suas quedas variam de 16 a 196 metros.
Se interessou? Então aproveite a temporada e visite as cachoeiras locais. Nas páginas Visite Guarapuava e Conheça Guarapuava, você poderá conferir detalhes sobre estas e outras cachoeiras da cidade. Guias e mapas com detalhes sobre rotas turísticas guarapuavanas também podem ser encontradas na Casa do Imigrante, sede da secretaria de turismo municipal.