Pouco a pouco, os moradores puderam ver o frio chegar nesta semana em Guarapuava. As temperaturas da última segunda (28) com máxima de 26°C, caíram pela metade. O frio veio com tudo e nesta sexta (1°), os termômetros marcam máxima de 13°C. Já era previsto que o Outono faria uma entrada triunfante, trazendo ventos gelados e aquela chuvinha.
No entanto, o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) já apontou que os números baixos nos termômetros podem ser apenas nessa semana de estreia da estação. Sendo assim, o frio deve perder força neste fim de semana. Porém, apenas a partir de domingo (3).
Isso porque, a sexta (1°) ainda vai ter mínima de 10°C. Sem tanta amplitude térmica, o tempo pede um casaco reforçado e bebidas que aquecem dos ventos mais gelados. As rajadas de vento podem chegar a 64 Km/h e ainda há previsão de chuva com volume de 3,5 milímetros. No entanto, a chuva deve cair até 15h.
VENTOS FORTES
No sábado (2), dá para dizer que esquenta um pouco, mas não muito. As temperaturas ficam entre 12°C e 15°C. A boa notícia é que não tem chuva prevista para esfriar ainda mais. O céu fica nublado, mas as rajadas de vento atingem 58 Km/h, aumentando a sensação de frio.
Já no domingo (3), o dia pode propiciar um passeio ao ar livre, com um casaco, é claro. A mínima será de 13°C e a máxima de 23°C. As nuvens devem estar presentes no céu e as rajadas de vento caem para 53 km/h.
Na próxima semana, a previsão se mantém com temperaturas máximas de 25°C. De acordo com o Simepar, os próximos dias devem ter instabilidade. “Na virada de domingo (3) para segunda (4) uma nova frente fria avança pela Região Sul e o risco de temporais aumenta”.
Inclusive, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou que grande parte do Paraná com alerta amarelo para chuvas intensas com perigo potencial. Contudo, o instituto afirma que há um “baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”.
Além disso, o instituto ainda oferece algumas orientações como em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Como também, não estacione os veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Outra recomendação feita pelos meteorologistas é de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. E procure orientações com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros em caso de riscos. Por fim, fica a dica: bebidas quentes, caldos e sopinhas devem brilhar no cardápio na Região nos próximos dias.
(Foto: Reprodução/Pixabay)Leia outras notícias no Portal RSN