22/08/2023


Geral

Nick Vujicic lança livro infantil ilustrando relação com a deficiência

imagem-103790

O livro "Me dá um abraço" conta a incrível história de Nick Vujicic,  palestrante motivacional internacionalmente reconhecido. Nick poderia passar toda a vida reclamando das dificuldades que enfrenta pela condição física, mas descobriu que poderia contar sua história ao mundo e mudar a vida de outras pessoas. Ele nasceu sem os braços e pernas devido à rara síndrome denominada tetra-amelia, que ocorre por falha na formação embrionária.

Evangelista que já viajou para 57 países e falou para mais de seis milhões de pessoas, sua vida é um exemplo de superação e fé. O livro fala sobre a importância do amor como meio para vencer as diferenças. Em oito capítulos ilustrados, Nick narra  alguns acontecimentos que mais marcaram sua vida, sempre ressaltando a importância  do amor e dos gestos daqueles que influenciaram positivamente sua trajetória. 

Logo no primeiro capítulo, Vujicic faz o emocionante relato acerca de um encontro com uma garotinha de mais ou menos três anos de idade, a qual o olhava espantada, mas, para a surpresa dele, aproximou-se para abraçá-lo com os braços para trás. "Que jeito mais especial de abraçar! Esticou o pescoço, apoiou a cabeça em meu ombro e pressionou seu pescoço de leve contra o meu. Nós nos abraçamos como duas girafas!". 

Nos capítulos 2 e 3, Nick destaca a importância dos pais, os primeiros a lhe mostrar o que era ser amado; e dos professores, grandes incentivadores na construção da identidade forte o suficiente para superar a deficiência.

No quarto capítulo, o autor fala sobre o bullying que sofreu ao longo da vida. “Uma vez alguém me chamou de monstro. Outra pessoa me chamou de alienígena. E ainda outra pessoa disse que eu era ‘o esquisitão da cadeira de rodas’”. Mas, para Nick, quem fez a diferença mesmo foi uma amiga que através de palavras simples e de gestos de carinho, como um anjo, apagou a tristeza de ter sofrido tantas humilhações.

O autor apresenta ainda a felicidade como escolha, mesmo em meio às dificuldades. Apesar de suas limitações, ele encontrou um motivo para ser grato e com sua “coxa de frango”, como diz, aprendeu a escrever, a digitar, nadar, mergulhar, surfar, jogar futebol, andar de skate, jogar golfe… “Sabe por que consigo fazer tudo isso? Porque não tenho medo de dificuldades! E eu me esforço bastante!”.

Vujicic formou-se na faculdade, casou-se e é pai. – “O que é o amor verdadeiro? É amar tudo em uma pessoa: tanto aquilo que ela tem como aquilo que ela não tem, bem como suas forças e fraquezas”.

"Escolho ser feliz.

Sou feliz porque sou sempre grato.

Minha felicidade não depende do que eu tenho. Na verdade, se eu tivesse braços e pernas, você não estaria lendo histórias da minha vida!

Portanto, ame a si mesmo!

Você também pode ser uma pessoa feliz".

(Nick Vujicic)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo