22/08/2023
Mundo

"NINGUÉM MAIS QUALIFICADO QUE HILLARY", DIZ OBAMA

imagem-115785

Estados Unidos – "Nunca houve um homem ou mulher, nem eu, nem Bill – ninguém mais qualificado do que Hillary Clinton para servir como presidente dos Estados Unidos."

O presidente dos EUA, Barack Obama, não estava ali para brincadeiras. Em discurso proferido na noite dessa quarta feira (27) na Convenção dos Democratas, o líder americano endossou a candidatura de Hillary Clinton e afirmou que a eleição presidencial de novembro levantou questões "fundamentais" sobre "quem somos como pessoas".

Para defender Hillary, o tom de Obama foi o de continuidade. De acordo com o mandatário, será a candidata democrata que vai dar continuidade ao seu projeto de governo. Para isso, Obama fez questão de citar algumas de suas realizações no cargo: a redução do desemprego, a reestruturação da indústria automobilística, a reforma no sistema de saúde, o acordo nuclear com o Irã e a morte de Osama Bin Laden.

Ele também reconheceu os problemas que o país ainda enfrenta, como o endividamento da população e uma epidemia de violência armada, por exemplo. Mas Obama também declarou sua forte crença na capacidade do país em corrigir os seus problemas, mesmo que "a mudança nunca seja fácil, e nunca seja rápida".

"A América que eu conheço é cheia de coragem e otimismo e ingenuidade", disse Obama, criticando ainda a mensagem que veio da Convenção Republicana, sediada em Cleveland na semana passada. Foi nesse evento que Donald Trump foi escolhido como o candidato republicano à presidência.

"O que nos vimos foi uma visão profundamente pessimista de um país onde estaremos uns contra os outros, e afastados do resto do mundo. Não houve soluções sérias para os problemas atuais – apenas o sopro do ressentimento, culpabilização, raiva e ódio."

Obama então destacou qualidades de Hillary, enfatizando não apenas sua experiência mas também sua expertise em questões envolvendo as crianças e os veteranos de guerra.

O presidente também destacou, particularmente, o comprometimento com Hillary no serviço público, tentando transformar em ativos questões que incomodam o eleitorado. "Ela sabe que cometeu erros, como eu cometi, como todos nós cometemos. É isso que acontece quando tentamos".

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo