Guarapuava – Um fato que está acontecendo em Guarapuava e que tem como alvo, principalmente, os moradores do Bairro Santa Cruz está provocando revolta.
Pessoas estão deixando ninhadas de cães recém-nascidos em portas de residências. A entrega geralmente acontece por volta das 23 horas. Três pessoas procuraram a Rede Sul de Notícias para denunciar o fato.
A primeira a receber os cães foi à dona de casa Maria da Conceição de Oliveira. Como chovia muito eu assisti a novela das 8 e fui dormir. Lá pelas 11 horas (noite) ouvi um barulho que parecia choro de criança. Assustada, fui até a porta da sala e lá estava uma cesta com três cachorrinhos. E daí como é que você vai abandonar? Graças a Deus meu filho tem uma chácara e levou os animais para lá, afirmou. Ela recebeu os animais no dia 5 de janeiro de 2010.
A tranqüilidade de Dona Maria não se repete com o aposentado Mario Libero dos Santos, morador da Vila São João. Eu não cuido nem de mim como vou criar cachorros? Se quisesse ia atrás, afirmou. Cinco animais recém-nascidos foram deixados no dia 15 de janeiros. Ele abandonou os cãezinhos num terreno baldio e viu quando crianças levaram os animais para casa. Quem quer e pode cuidar pega, comentou.
No dia 20 de janeiro foi à vez de o empresário Josef Kopf (foto) ganhar seis cães. Minha filha chegou à casa perto das 23 horas e foi brincar com dois cães que temos em casa, quando ouviu um barulho e me chamou. Estava uma garoa fina. Fui até o portão e encontrei uma caixa com seis cachorrinhos que forma tirados da mãe, diz Josef.
Ele diz que ele, a esposa e filha se emocionaram quando viram os animaizinhos. Eles só abriram os olhos ontem (terça-feira, 2). Eram recém-nascidos quando foram separados da mãe. Estamos amamentando na mamadeira, diz.
A filha do empresário, ao chegar em casa, viu que um homem saiu de sua casa e entrou num carro saindo em seguida.
O empresário pede que os donos de cães sejam conscientes e castrem as fêmeas já que não desejam criar os filhotes. Ele observa que há centenas de cães abandonados pelas ruas da cidade.
Foto: divulgação