22/08/2023



Guarapuava Paraná Política

Nivaldo Krüger, ex-prefeito de Guarapuava, morre nesta quarta (14)

Nivaldo também foi deputado estadual e federal e senador pelo Paraná. Além disso, era empresário, escritor e historiador

O ex-prefeito e ex-vereador do município de Guarapuava, Nivaldo Passos Krüger, morreu nesta quarta (14) aos 94 anos. Nivaldo também foi deputado estadual e federal e senador pelo Paraná. Além disso, era empresário, escritor e historiador.

De acordo com os familiares, Nivaldo Krüger morreu em casa nas primeiras horas desta madrugada, em Guarapuava. Devido à idade avançada, ele estava com a saúde debilitada depois de fraturar o pé. Entretanto, ainda não há informações sobre local e horário do velório ou sepultamento.

CARREIRA NA POLÍTICA

Conforme as informações, Nivaldo entrou no meio da política em 1958, como vereador de Guarapuava. Já como prefeito, teve três mandatos no município, de 1964 a 1969, depois em 1973 a 1976, e por último em 1983 até 1986. Entre os anos 1971 e 1974, o político se tornou deputado estadual do Paraná.

Em 1979 até 1983 exerceu o mandato na Câmara dos Deputados, em Brasília. Além disso, também foi senador de dezembro de 2002, com a vaga de Roberto Requião, e deixou o cargo no fim de janeiro de 2003. Em Guarapuava, Krüger foi o primeiro presidente da Associação Comercial e Empresarial (Acig), e participava da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (Alac).

Ele criou a Comissão Especial de Desenvolvimento Econômico da América Latina, e fundou a Associação dos Municípios do Paraná. Ainda presidiu a Associação Brasileira dos Municípios. Já como escritor, criou obras sobre a história de Guarapuava, e realizou pesquisas sobre as câmaras legislativas e sobre o Poder Executivo.

(*Com informações do Portal G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo