Por Cristina Esteche com assessoria
Guarapuava pode ficar sem abastecimento de água tratada. De acordo com a Sanepar, em virtude das fortes chuvas que caem sobre a cidade, o sistema de captação de água da Estação de Tratamento em Guarapuava foi prejudicado.
Segundo a empresa, subiu o nível do Rio das Pedras, manancial que abastece o município. Por isso, o abastecimento está sendo feito apenas com a reservação. Clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar podem ficar desabastecidos temporariamente.
De acordo com a assessoria da Sanepar, as equipes da aguardam a redução do nível do manancial para realizar a manutenção emergencial e reiniciar o tratamento da água. A normalização do sistema está prevista para amanhã, domingo (08) desde que seja possível realizar a manutenção.
A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.
A Sanepar pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.