22/08/2023



Geral

No Dia D, deficientes ainda sofrem com falta de emprego em Guarapuava

imagem-99707

Cristina Esteche

A Agência do Trabalhador em Guarapuava está oferecendo nesta sexta feira (25) atendimento especial a portadores de deficiências e reabilitados do INSS para a inclusão destes no mercado de trabalho. A demanda, porém, é pequena. “A ideia era atender exclusivamente essas pessoas, mas como a procura é pequena, colocamos guichês especiais, com funcionários identificados. A pessoa que chegar será atendida na hora”, diz o chefe regional da Agência do Trabalhador, Adalberto Campos. O atendimento vai até às 16h e integra o Dia D, uma mobilização nacional que visa fortalecer as políticas de empregabilidade para esse público, promovendo assim a inclusão e a igualdade.

Embora, a Lei de Cotas esteja em vigor desde 1991, o preconceito ainda é o maior obstáculo para a inclusão. “A cultura do empresário de Guarapuava é preconceituosa. Ele só contrata porque é obrigatório e para evitar multas”, diz o Adalberto Campos. “Há empresários que contratam o portador de deficiência e nem dão função. A pessoa acaba ficando sem fazer nada e isso aumenta o preconceito, quando poderiam investir nesse profissional, dar oportunidades. Muitas vezes, essa pessoa se torna muito mais produtiva do que outra dita normal”.

De acordo com Adalberto, há empresas que cadastram a vaga na Agência e em seguida anulam o pedido. “É só pra mostrar ao Ministério do Trabalho que abriu a vaga e dizer que não conseguiu o profissional, evitando multas.”

De janeiro a setembro de 2015, apenas 14 trabalhadores foram encaminhados para vagas de portadores de deficiência e reabilitados do INSS, em Guarapuava.

Segundo a legislação nacional, empresas que possuam até 200 funcionários devem destinar 2%  das vagas a portadores de deficiências; entre 201 e 500 (3%); entre 501 e 1 mil (4%) e acima de 1001 (5%).

A regra se aplica a todas as pessoas jurídicas de direito privado, como sociedades empresariais, associações, sociedades e fundações, inclusive entidades sem fins lucrativos.

Como funciona

Para se candidatar às vagas para pessoa com deficiência, o candidato deve comparecer à Agência do Trabalhador levando a  Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade e CPF. Caso possua laudo médico comprovando a deficiência, o documento também deve ser apresentado.

A Agência faz o cadastro do trabalhador e, se houver uma vaga compatível com o seu perfil, imediatamente será encaminhado para uma entrevista pré-agendada.

As empresas interessadas em participar da mobilização do Dia D podem procurar a Agência do Trabalhador, na Rua Vicente Machado, 1558, Centro de Guarapuava. Telefone (42) 3630 2200.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo