22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Saúde

No Dia de Luta pela Saúde da Mulher, Prefeitura divulga serviços gratuitos

Conheça os serviços oferecidos às mulheres de Guarapuava pelo Centro de Saúde da Mulher, que faz cerca de cinco mil atendimentos por mês

Clínica-da-Mulher-26-scaled

O Centro de Saúde da Mulher faz cerca de cinco mil atendimentos por mês (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Neste domingo, 28 de maio, comemora-se o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. Por isso, a Prefeitura de Guarapuava aproveitou para divulgar os serviços oferecidos pelo Centro de Saúde da Mulher no município. Em média, o Centro faz cerca de cinco mil atendimentos por mês.

Conforme a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, a clínica desenvolve atividades que vão desde planejamento familiar e pré-natal a puerpério. Além disso, as mulheres também podem acessar coleta de preventivo, consultas ginecológicas, bem como serviço de ecografia obstétrica.

O Centro de Saúde da Mulher funciona todos os dias da semana, com horário estendido das 7h às 20h. Confira alguns dos programas:

NOSSA FAMÍLIA GUARAPUAVA

O Programa “Nossa Família Guarapuava” trabalha o planejamento familiar no município. Conforme a Secom, a partir deste programa, implantado há três anos, houve diminuição nos índices de gravidez na adolescência, gravidez indesejada e mortalidade infantil.

Entre os métodos contraceptivos disponíveis para as guarapuavanas estão os de longa duração como dispositivo intrauterino (DIU) de Cobre e os Hormonais, além do Implante. Ademais, também tem pílulas modernas e seguras, com alto percentual de eficácia para as mulheres que se enquadram nos critérios.

MAMÃE GUARÁ

Por fim, o Centro também conta com o programa materno e infantil “Mamãe Guará”, que monitora as gestantes e crianças e faz visitas diárias nas maternidades, melhorando os indicadores. Criado em 2013, O ‘Mamãe Guará’ busca diminuir a taxa de mortalidade infantil no município.

Os indicadores de Guarapuava estava acima dos parâmetros estabelecidos como ideais pelo Ministério da Saúde. Mas, em nove anos, o município conseguiu reduzir em 60% a taxa de mortalidade infantil. Esse índice diz respeito ao número de crianças que morrem antes de completar um ano de vida.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo