No dia em que Guarapuava comemora 201 anos de emancipação política o prefeito eleito, Celso Góes, diz que o momento é de reflexão. “Sem dúvida somos hoje a cidade que mais se desenvolve na Região, que mais gera riquezas. Somos polo na saúde, na educação, em inovação e tecnologia”.
Entretanto, segundo o prefeito eleito, também no momento mais difícil pelo qual o mundo atravessa, Guarapuava se destaca. “Apesar do aumento de casos positivos de infectados pela covid-19, ainda mantemos um dos menores índices de contágio e o melhor coeficiente de mortalidade entre as cidades acima de 100 mil habitantes”.
De acordo com Celso Góes, que é ex-secretário municipal de Saúde, Guarapuava tem conseguido atravessar o momento difícil de pandemia de cabeça erguida, com austeridade e com foco na solução dos problemas. “Implantamos aqui alternativas inéditas e que servem de exemplo para o país. “Ele cita como exemplo, a lei que obrigou o uso de máscara, o call center, entre outras medidas.
APLAUSOS
Conforme Celso, são essas e outras que fazem parte do protocolo da covid-19 que impedem comemorações. “Estamos vivendo tempos diferentes, com mudanças de hábitos. Neste ano, estamos impedidos de ter a Praça Encantada, o Coral do Anjos. Mas mesmo assim, nada nos impede de celebrar a vida, a nossa vida, porque somos nós que fazemos o município”.
Todavia, segundo ele, celebrar a vida em toda a plenitude, significa em primeiro lugar ter saúde. “E para isso, precisamos continuar nos cuidando. A utilização da máscara, do álcool em gel, o distanciamento social continuam sendo vitais para impedir o avanço da doença. E nesta época típica de grandes comemorações, que para nós começa com o aniversário da nossa cidade, precisamos mudar os nossos costumes”.
De acordo com o prefeito eleito, a maioria dos cidadãos e cidadãs compreendeu isso. “Este é o maior presente que se pode dar a Guarapuava. Trata-se de um gesto de colaboração, respeito, empatia, amor ao próximo. Por isso, neste ano, os nossos cumprimentos vão para o guarapuavano que faz a sua parte, para que juntos, possamos vencer esse vírus. Assim, os nossos cumprimentos em especial também para os profissionais da saúde que colocam a vida à frente, como um escudo, para proteger os milhares de guarapuavanos. A todos o nosso reconhecimento e o convite para que juntos façamos uma Guarapuava cada vez melhor”.
Leia outras notícias no Portal RSN.