22/08/2023
Política

No dia em que a Câmara faz 160 anos, Edony diz que atual gestão será um marco

A Câmara Municipal de Guarapuava comemora 160 anos nesta terça-feira (09) tentando recuperar a imagem desgastada por escândalos ocorridos há cerca de dois anos e que resultaram no afastamento do peemedebista Admir Strechar da presidência e do mandato. O processo contra Strechar ainda continua e audiências continuam sendo realizadas. Dos outros quatro envolvidos apenas um (João Napoleão) possui mandato; Thiago Cordova não se reelegeu e Sadi Federle preferiu não sair candidato à reeleição.

Com uma nova formação, agora com 21 vereadores, nove a mais do que a legislatura anterior, a Câmara de Vereadores, hoje presidida por Edony Kluber tenta “juntar os pedaços” e montar uma nova imagem. Para isso, o presidente “puxa o freio” nos gastos e imprime uma nova politica administrativa. Nada é comprado sem que haja licitação, sem que a qualidade seja comprovada e que tenha o menor preço.

Além da normatização e da legalidade na contratação de assessores por gabinete, a Câmara tem buscado agir corretamente em todos os seus atos. “Há uma disposição muito grande por parte dos vereadores para que tudo saia certo e de acordo com interesses da população”, diz Edony Kluber.

De acordo com o presidente, uma das prioridades é a aproximação da Câmara com a comunidade. Para isso, medidas estão sendo tomadas como, por exemplo, a recuperação do site da Câmara que estava desativado e onde as pessoas poderão acompanhar as notícias de cada vereador, os atos da Mesa Executiva, os projetos de leis, os requerimentos; a transmissão das sessões pela tevê Câmara; a transmissão das sessões pela Internet (em fase de orçamento). “Também estamos participando de eventos para que a Câmara tenha representatividade”, disse o presidente.

Dizendo que a atual gestão será um marco na nova página que se pretende imprimir na história do legislativo de Guarapuava, Edony Kluber, lembra que projetos de leis já aprovados e em trâmite já denotam essa nova postura. “Aprovamos a criação da Secretaria Municipal da Mulher, uma antiga reivindicação da sociedade; ampliamos a licença maternidade para funcionárias públicas municipais de 120 para 180 dias e estamos votando o projeto de lei que prevê a parada em qualquer lugar, após às 22 horas, do transporte coletivo para atender mulheres, idos e deficientes”, enumerou.

A harmonia com o Executivo Municipal, já que a maioria dos vereadores compõe a bancada da base do prefeito Cesar Silvestri, possibilita que projetos de leis de autoria do Executivo sejam aprovados com rapidez. “Fizemos parte da campanha do atual prefeito. Portanto, conhecemos o seu programa de governo e aprovamos as propostas”, afirmou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo