A jovem Maeli de Oliveira Gonçalves fala com a certeza de quem fez a escolha certa. Apaixonada pela profissão que escolheu ela fala sobre essa decisão no dia em que se comemora o Contador. Trata também de outra decisão que ela considerou assertiva. Ou seja, cursar Ciências Contábeis na Faculdade Guarapuava e estagiar na Receita Estadual. E a jovem sabe muito quais são os desafios da profissão, principalmente, no cenário atual.
Em tempo de pandemia da Covid-19, entre todas as preocupações com a saúde das pessoas, os efeitos econômicos e sociais também pautam a crise. Se por um lado a ciência precisa ainda precisa dar respostas, de outro a saúde dos negócios passa pelas mãos do contador. Afinal, segundo o professor Nivaldo Orlan Kasczuk, coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Guarapuava, nesse cenário, os serviços dos escritórios de contabilidade, ganham destaque. São os contabilistas que ajudam a salvar os negócios ameaçados pelas incertezas na economia.
” Ele [contabilista] é o responsável pela saúde financeira, gestão dos Recursos Humanos e planejamento tributário de uma entidade”. No entanto, segundo o professor, além destas atribuições, que são os três principais departamentos de um escritório de contabilidade, este profissional desempenha funções em outras áreas. Surgem então a auditoria; atuarial; perícia contábil; docência; controladoria. Assim como a contabilidade pública; contabilidade internacional, rural e agroambiental.
Ou seja, o mercado de trabalho é amplo. “Ainda, devemos considerar a carreira de servidor público. Pois os programas dos editais para concursos da Receita Federal e outros órgãos de fiscalização contemplam um índice considerável das disciplinas de contabilidade”.
Por ser uma carreira que exige qualificação esse profissional é muito requisitado. Há carência desse especialista no mercado de trabalho. Semanalmente recebemos ofertas de vagas para contadores qualificados.
A ESCOLHA DE MAELI
E foi pensando no futuro profissional que Maeli de Oliveira Gonçalves fez a escolha pelo curso na Faculdade Guarapuava. “Pode até ser pouco tempo que sou aluna de Ciências Contábeis da Faculdade Guarapuava, mas esse curto espaço de tempo transformou minha realidade e quem sou hoje”. Ela disse que busca se desenvolver cada vez mais e a faculdade, professores e colegas tem contribuído nesse processo.
Mas o melhor de tudo nesse período é que Maeli já paga o curso com o estágio que conseguiu na Receita Estadual. “Lá posso vivenciar na prática o que aprendo em sala de aula. Além de ter a oportunidade de conhecer melhor o ramo de possível atuação. A contabilidade tem um vasto campo de possibilidades e decidir qual caminho seguir não é tarefa fácil. Afinal, a cada dia vejo o quão importante a contabilidade é para a sociedade em geral e também para mim”.
Conforme o professor da FG, a contabilidade é fonte de informação indispensável para que um empreendimento cresça seguro. Afinal, os registros contábeis irão fornecer informações sobre custos, giro de capital e dos encargos e tributos.
O contador é o responsável por ajudar a torna real o sonho de um empreendedor. É um especialista que detém conhecimento suficiente para legalizar o funcionamento de uma empresa. Além de registrar o movimento financeiro de uma entidade como orientador de empresários iniciantes.
De acordo com pesquisa do Sebrae, o serviço contábil é o mais procurado entre os empreendedores. Além de ser considerado o segundo mais importante, atrás apenas dos conhecedores do mercado. No entanto, quase metade das empresas fecham as portas em até dois anos. A principal razão é a falta de capital de giro, seguida da falta de clientes e de problemas financeiros. Assim sendo, o profissional da contabilidade pode exercer um papel de extrema importância quanto à organização da empresa, à estruturação contábil e ao planejamento fiscal financeiro, além de ser capaz de medir o retorno do capital investido.
Leia outras notícias no Portal RSN.