Familiares dos detentos da 14ª SDP estão na frente do Fórum de Guarapuava para protestar contra as medidas tomadas pela polícia e pela juíza da Vara de Execuções Penais, Liana O. Lueredes. Segundo os manifestantes, a juíza não cumpriu as promessas feitas durante a rebelião. “ Ela falou que iria assegurar a integridade física dos presos, mas foi a gente sair de lá e eles apanharam” confidenciou uma das mulheres.
Além das agressões, os manifestantes reclamam da situação da carceragem. “Eles molharam os colchões e destruíram os freezers que tinham nas celas” disse outra manifestante.
Entretanto, o que mais incomoda os familiares é a onda de transferências de presos. Segundo as mulheres, cerca de 30 detentos já foram transferidos e só nesta segunda feira mais cinco mulheres e cinco homens deixarão a cadeia para serem alocados em outros lugares. “Eles estão transferindo o pessoal daqui e levando para os outros municípios. Enquanto isso quem é de fora continua por aqui. Esse não era o combinado, ela não está cumprindo o que prometeu na frente da gente e da imprensa” exclamou uma mãe.
De acordo com os protestos, a família nem está sendo avisada das transferências. “A gente não sabe quem foi transferido e quem ta por aqui ainda. Não fomos comunicados de nada”.
A juíza Liana informou, através dos seguranças do Fórum, que não receberá os manifestantes porque está em audiência. Segundo os seguranças, a juíza enviará um comunicado oficial para a imprensa sobre a situação.
Já os manifestantes prometem permanecer na escadaria do Fórum até serem atendidos pela juíza.