Uma das ações culturais mais antigas da Unicentro, o Festival de Teatro (Feteco), é feita, de forma ininterrupta, há 21 anos. A primeira edição, ainda como Festival Regional de Teatro Amador do Centro-Oeste ocorreu entre os dias 24 de maio e 1º de junho de 1990. Nesses anos, o Auditório Francisco Contini e outros espaços do município foram palco de peças infanto-juvenis e adultas, encenadas por companhias da Região e de outras partes do país.
Desse modo, neste ano, assim como em 2020, para não interromper a trajetória do Feteco apesar da pandemia de coronavírus, a Diretoria de Cultura da universidade está propondo uma série de ações, que estão sendo feitas de modo remoto, até o dia 17 de novembro, como afirma a professora Níncia Teixeira, diretora de Cultura da universidade.
Então, a Diretoria de Cultura da Unicentro vai promover uma retrospectiva para relembrar alguns dos espetáculos. Além disso, nós teremos apresentações, performances, fotografias para que essa data marque o retorno à esperança. O teatro nos traz a vida reinventada.
A primeira postagem, que pode ser conferida no Instagram, é um vídeo que, além de reforçar as ações do Feteco 2021, também destaca a importância do Festival de Teatro da Unicentro. Assim, promovendo a expressão artística em Guarapuava e Região.
Por fim, além da retrospectiva, o Feteco 2021 conta com uma performance inédita. Trata-se do espetáculo “Tearesia”, apresentada pelo Coletivo Marejadas, que estará disponível no Instagram da Dirc na próxima semana, encerrando a programação do Festival.
Leia outras notícias no Portal RSN.