Da redação, com assessoria – editado por Cristina Esteche, com foto de Lizi Dalenogari/RSN
Em Guarapuava o lixo, reciclável se tornou moeda de troca e num primeiro momento atinge hospitais e entidades filantrópicas. Mas a partir da próxima quinta (29), a Feira Solidária será descentralizada nos bairros da cidade. O cronograma ainda está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Agricultura.
O anúncio foi feito pelo prefeito Cesar Silvestri Filho durante a entrega de máquinas, implementos e miniprocessadores de verduras e legumes, no interior.
Para o prefeito as ações que o município vem executando, juntas, contribuem com a melhoria da vida do homem do campo. “Nós estamos, por exemplo, garantindo a compra da produção para a merenda escolar estadual e municipal, abrimos as feiras do produtor dando a oportunidade de venda direta e vamos iniciar o programa Feira Solidária”, anunciou no distrito de Guairacá.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Itacir Vezzaro, a Feira Solidária recebe o lixo coletado em troca da produção da agricultura familiar. “A coleta será feita duas vezes por semana num cronograma que vai contemplar os bairros da cidade. Cada bairro terá a coleta uma vez por vez”, disse o secretário.
A Feira Solidária é mais uma ferramenta para gerar renda ao pequeno produtor e permitir que a sua família permaneça no campo. Segundo o secretário, além de receberem equipamentos, implementos agrícolas, conservação da estradas dentro e fora da propriedade, compra da produção pela Central das Associações Rurais do Município de Guarapuava (Carmug) que entrega para a merenda escolar, da Feira do Produtor em três bairros, agora a Feira Solidária será mais um canal de geração de renda na propriedade.
Tecnologia no campo
Agricultores familiares de Guarapuava estão diversificando as atividades, vendendo a produção e garantindo incremento na renda mensal. A entrega de máquinas, implementos agrícolas e miniprocessadores de verduras e legumes que vem sendo realizada pelo prefeito Cesar Silvestri Filho vao viabilizar a agregação de valores nos produtos in natura.
Osvaldo Oliveira mora no Assentamento Bananas, distrito de Guará, e é um dos beneficiados com as máquinas, adquiridas com recursos de emenda parlamentar do ex-deputado federal Cezar Silvestri, no valor de R$ 820 mil.
São retroescavadeiras, tratores, ensiladeiras, carretas basculantes, entre outros que estão sendo entregues nas localidades dos distritos de Entre Rios, Guaraá, Guairacá e Palmeirinha.