Uma administração moderna, participativa, com ares de renovação na maneira de fazer política, de administrar o município. É desta forma que o prefeito Odilon Burgath (PT) está conduzindo Irati nestes primeiros dias de administração municipal.
Eleito com 18.736 votos numa eleição que quebrou o paradigma político no município, já que o PT, até então, não tinha tido sucesso nas eleições no município, Odilon deixa o gabinete para ouvir a população, ver as prioridades. Esse ritmo de trabalho é seguido pela equipe administrativa.
De tudo o que foi debatido durante a campanha eleitoral, da situação em que o município foi entregue, a saúde é a prioridade neste primeiro momento. “Estamos trabalhando para que a saúde pública do município possa ter efetiva melhoria de qualidade. Durante a transição já estendemos os contratos vigentes para que nenhum serviço seja prejudicado nos 100 primeiros dias de administração”, disse o prefeito à REDE SUL DE NOTÍCIAS, na manhã desta sexta-feira (25).
De acordo com o prefeito, as boas notícias já começaram a chegar em Irati. “O secretário de Planejamento nos deu a notícia ontem (24) de que já conquistamos a liberação de R$ 240 mil para reformas de cinco pontes, com recursos do Ministério da Integração Social”, comemora Odilon.
É a busca por novas parcerias com o Governo Federal que o petista aproveita a ida a Brasília para o Encontro Nacional de Prefeitos, de 28 a 30 de janeiro. “Vou reivindicar programas federais, principalmente, na área de saúde. Uma das nossas metas é a ampliação do posto de saúde da Vila São João”, diz. Essa localidade agrega cerca de 10 mil habitantes contando moradores do entorno e da área rural. “Com essa ampliação vamos desafogar o posto central de saúde, podendo garantir especial atenção à saúde básica”, observa o prefeito.
A recuperação do maquinário agrícola também está entre as prioridades de Odilon. Embora muitas máquinas estejam sem condições de uso, por falta de manutenção e por encontrarem-se sucateadas, o produtor rural está recebendo a merecida atenção. Com três mil quilômetros de estradas rurais a administração municipal já recuperou espaços críticos e recupera trechos desassistidos nos últimos anos. “As situações emergenciais já estão resolvidas”, afirma.
A área educacional também é alvo de melhorias. “Temos 32 escolas e 20 Cemeis e há espaços que precisam de melhorias”, diz.