A colocação da mão de obra no mercado voltou a crescer em Guarapuava. Os números divulgados pelo Caged (Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, mostram que em abril foram gerados 1.707 trabalhadores contra o desligamento de 1.405, com um saldo positivo de 302 novas colocações.
De acordo com os números do Caged em 2013, Guarapuava vem passando por um crescimento gradativo na colocação da mão de obra no mercado formal de trabalho. De janeiro a abril deste ano, cumulativamente, o município soma 908 vagas, o equivalente a 33% a mais do que o mesmo período em 2012. Já no primeiro bimestre de 2013, Guarapuava registrava um saldo positivo de 627 novas vagas.
A pesquisa de abril também revela que, mais uma vez, foi o setor de serviços que puxou os números positivos. Foram gerados 145 empregos nessa área. Em seguida, surgem comércio com 91 colocações; construção civil com 53 e a indústria de transformação com 49.
Com esse resultado, Guarapuava salta para a nona colocação no ranking paranaense. A primeira colocada é Curitiba com 3.928 novos postos de emprego.