Luciane Antunes reservou a tarde da última segunda feira (02) para se reunir com as amigas no Salão da Comunidade Santa Rita no Residencial 2000. Aproveitou e levou os filhos João Victor, 5 anos e Milena, 8 anos, que ganharam um novo visual pelas mãos das voluntárias do Senac. Luciane pode ver a transformação de suas vizinhas que aproveitaram para pintar as unhas, apostaram em um novo corte de cabelo e colocaram a conversa em dia. “Estar aqui nos une, e acho que mais importante do que nos embelezarmos é sabermos que podemos contar umas com as outras”.
Este Dia de Beleza foi cuidadosamente preparado pela equipe da Secretaria de Políticas para as Mulheres dentro dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero em Guarapuava. Para Gisele Zevierzecoski, 33 anos, mãe de dois filhos, não ser vítima de violência é uma benção de Deus, mas isso não a isenta de estar sempre atenta quando uma amiga precisa de ajuda. “Temos que ser umas pelas outras. Juntas somos mais fortes e podemos reverter este quadro tão triste de nossa cidade”.
Dados da Delegacia da Mulher do Paraná atestam que 64% dos casos de homicídio acontecem na própria residência da vítima. “ Somos vizinhas e quem sabe podemos evitar um mal maior se olharmos com mais atenção ao que está acontecendo ao nosso lado. Temos o 180 para ligar caso a gente precise”, diz uma moradora que preferiu não se identificar por ser vítima de violência dentro da própria casa. “Hoje estou aqui me cuidando, não faço isso há mais de 20 anos”, comemora.
As ações continuam até o próximo dia 05 com o show de talentos “Mulheres que Cantam e Encantam”, no Auditório do Sindicato Rural de Guarapuava, às 20h.