22/08/2023
Segurança

Nos últimos dois anos, Civil reduz em cerca de 60% o número de inquéritos

Nos últimos dois anos a Polícia Civil de Guarapuava reduziu o número de inquéritos em carga na 14ª. Subdivisão Policial. De acordo com o delegado chefe, Italo Biancardi Neto, no início de 2011, existiam mais de 1.100 inquéritos policiais em andamento. Hoje esse número está reduzido a 450 inquéritos. “Verificou-se também que houve uma média de instauração de mais de 1200 inquéritos nos dois últimos anos, tudo isto somente na sede da 14 SDP”, disse o delegado.
Nas delegacias de Foz do Jordão, Campina do Simão e Candói, também houve uma redução significativa dos procedimentos policiais, também atendidas pela sede da 14 SDP.

Segundo Italo, esse resultado foi obtido pela intensificação no andamento dos procedimentos policiais, com a realização de diligências por parte dos investigadores, escrivães e estagiários, comandados pelos delegados de polícia da sede. Para Italo, esse números são relevantes, pois esses

resultados foram obtidos numa situação em que o número de colaboradores diminuiu drasticamente. Entretanto, os esforços aumentaram e compensaram conclusão dos inquéritos, os quais foram todos encaminhados ao Judiciário, para a devida prestação jurisdicional. “Nesses procedimentos mencionados, muitos deram base ao decreto de prisões preventivas, temporárias, expedições de mandados de buscas e apreensões, representados pelos dois delegados atualmente lotados na sede da 14 SDP”, disse.

Os últimos dois anos também foram marcados pela participação efetiva dos policiais civis em várias operações policiais conjuntas com as demais forças de segurança e outras protagonizadas pela própria Polícia Civil, tanto na Comarca de Guarapuava e nos 14 municípios que são atendidos pela14aSDP.

Outro ponto positivo apontado por Italo foi a redução no número de fugas de presos, bem como a eliminação de motins e rebeliões. “Também garantimos uma melhoria na aplicação dos direitos humanos.

Para 2013, as metas da 14ª. SDP continuará sendo a redução dos inquéritos e encaminhamento ao Fórum para a aplicação das medidas jurisdicionais necessárias e indispensáveis previstas em Lei, bem como fomentar ainda mais a intensificação das investigações criminais. O efeito dessas ações continuará sendo a ampliação dos procedimentos da Polícia Judiciária.
“Apesar desse saldo positivo é imprescindível a participação popular em continuar denunciando os crimes e contribuindo na solução dos mesmos com a própria polícia civil, sejam como testemunhas, informantes, vítimas. Assim sendo os resultados tendem a melhorar ainda”, assegura o delegado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.