Uma nova baixa profissional no quadro de médicos em Candói agrava a situação da saúde no município. De acordo com a assessoria de imprensa, na última semana, mais um médico clínico geral pediu demissão. Segundo o profissional, o motivo do desligamento foi em virtude de uma especialização em outro Estado.
Leia também
Candói está sem profissionais do Programa ‘Mais Médicos’
Assim, com as cinco vagas ainda não preenchidas do Programa Mais Médicos, o atendimento de saúde conta com um número reduzido de profissionais. Atualmente, somente três médicos atendem no município.
Segundo a assessoria, a administração municipal se esforça em compor o cenário mais favorável possível para a vinda dos profissionais. No município, há um dos maiores salários para a categoria da região, com remuneração de R$ 19.535,23 com insalubridade. Além disso, para tentar normalizar o atendimento, a prefeitura abriu concurso público em caráter emergencial para contratar mais profissionais. No edital, são quatro vagas para contratação com urgência somente para médicos, além de outros profissionais.
Em 2016, o município também abriu vagas em concurso público, com a oferta de oito oportunidades para médicos. Na seleção, 13 foram aprovados, todos convocados, mas apenas cinco assumiram. Já no programa Mais Médicos, do governo federal, duas vagas tiveram nomes selecionados mas, segundo a assessoria do município, os médicos estão em treinamento e a previsão é que iniciem as atividades apenas após o dia 28 de março.